A empresa Dalba Engenharia e Empreendimentos Ltda, responsável pela duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu, entrou com pedido de recuperação judicial.
Na petição, protocolada no último dia 14 de abril, na Vara Regional Empresarial de Ponta Grossa, o grupo expõe uma crise decorrente de aumento nos custos, queda na carteira de obras e frustração de licitações públicas.
Entre as licitações, o caso mais recente foi a anulação de um certame em que a empresa havia vencido 15 lotes, somando mais de R$ 1,5 bilhão em possíveis contratos com o Governo do Estado do Paraná.
A juiza Daniela Flavia Miranda indeferiu os pedidos liminares de urgência feitos pela Dalba, entre eles o que pedia permissão para seguir participando de novas licitações públicas sem apresentação de certidões negativas, e o que buscava evitar a perda da posse de bens considerados essenciais à operação.
A juiza entendeu que não houve comprovação suficiente dos riscos alegados e pediu novos documentos.
Em contato com o DER – Departamento de Estradas de Rodagem, a informação é que o órgão foi informado recentemente do pedido de recuperação judicial mencionado, e solicitou esclarecimentos do consórcio quanto ao impacto da medida na obra de duplicação da BR-469. Ele deve prestá-los ainda esta semana e a empresa segue com os trabalhos de duplicação da rodovia.
“O DER informa que garantir a execução da obra é sua prioridade, e irá tomar as medidas cabíveis para este fim, caso necessário. A obra atingiu 46,75% de execução na medição mais recente, de março”.
A produção da Rádio Cultura buscou a empresa, que tem sede em Guarapuava, mas não conseguiu contato com os responsáveis.