As viaturas serão dotadas de tablets que irão facilitar o acesso as informações sobre suspeitos ou veículos furtados ou roubados. As ocorrências, que hoje são feitas em ficha escrita manualmente, vão ganhar rapidez.
O Sinesp CAD é uma solução de suporte a serviços públicos emergenciais, permitindo a integração do atendimento de forças de segurança pública e outros órgãos como Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, SAMU, PRF, Guardas Municipais, otimizando a gestão de recursos e diminuindo o tempo de resposta, além de melhorar o planejamento operacional.
Foz do Iguaçu é o segundo município do Paraná a aderir ao sistema – o primeiro foi Maringá. A iniciativa vai ampliar a união das forças de segurança pública e o planejamento operacional conjunto. Com o Sinesp CAD, o sistema de monitoramento da Guarda Municipal poderá acompanhar o andamento das ocorrências, desde o chamado até a finalização.
“Este sistema vai modernizar e informatizar dados operacionais para a nossa GM de Foz do Iguaçu. Hoje, o registro de ocorrências tem um sistema próprio, mas que não é tão abrangente como este e não é interligado a nenhum outro sistema de informações e banco de dados do Brasil”, ressaltou o Secretário de Segurança Pública, Tenente Coronel Marcos Antonio Jahnke.
Para buscar uma informação específica sobre criminosos ou furtos de veículos, a Guarda Municipal de Foz do Iguaçu precisa pedir auxílio para outras forças que muitas vezes não estão disponíveis naquele momento de uma abordagem, de uma prisão. “Assim não, vai ter tudo isto num sistema, lança um nome, placa de veículo, RG e tem todas as informações na tela do computador”, completou Jahnke.
Pelo novo sistema, as ocorrências recebidas pelo telefone 153 serão disponibilizadas em tempo real para as forças de segurança pública interligadas com Foz do Iguaçu. Os processos de atendimento, despacho e fechamento das ocorrências serão otimizados, o que irá garantir ainda mais agilidade no tempo de resposta para a população. A Central de Operações da GM já conta com um sistema de monitoramento, com câmeras em pontos estratégicos do município.
O novo sistema está sendo implantado sem custos à Prefeitura, uma vez que é desenvolvido e mantido pelo Ministério da Justiça, e integra todas as forças de segurança pública.