Desde a manhã dessa terça-feira (12), policiais civis, Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Científica estão vistoriando diversos estabelecimentos em Foz do Iguaçu. A Operação Conectividade tem o objetivo de combater furtos, roubos e receptações de cabos de cobre. Além de Foz do Iguaçu, o trabalho também está sendo realizado em outras 24 cidades do estado. São 600 policiais vistoriando 170 comércios nesses municípios.
Desde setembro, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, 53 pessoas já foram presas pelos crimes de receptação, porte ilegal de armas e tráfico de drogas em todo o Estado. Também já foram apreendidas mais de 4 toneladas de cobre.
Além dos danos materiais gerados às operadoras, esses crimes provocam interrupção momentânea de atividades essenciais, com espaços públicos e privados que ficam sem energia ou internet com o corte dos cabos.
Ao final da operação, seis estabelecimentos de reciclagem foram fiscalizados e apreendidos 493,4 KG de fios de cobre, sem revestimento, além da prisão em flagrante, por furto e energia elétrica, da responsável por um dos estabelecimentos. Depois da audiência de custódia ela foi liberada. Em contato com a nossa reportagem, garantiu que tem toda documentação e não tinha nenhum produto irregular na empresa. “Tenho todas as declarações das pessoas e empresas que me venderam os materiais, inclusive fios que a polícia iria descartar”. Atuaram em Foz, 51 agentes de segurança pública e 14 agentes de órgãos de fiscalização.