O prefeito Chico Brasileiro anunciou hoje de manhã, no Jornal da Cultura, que o Poliambulatório do Porto Meira, que já conta com uma estrutura hospitalar, vai receber pacientes com dengue. Além disso, o Hospital Municipal deve fazer alguns ajustes e ampliar o número de leitos.
Essas medidas estão sendo adotadas porque o sistema de saúde não está suportando o grande número de pacientes com dengue e outros doentes que diariamente precisam de atendimento na saúde pública. Além disso, tem ainda pacientes que moram no Paraguai e vem em busca dos serviços em Foz do Iguaçu. O país vizinho enfrenta uma das piores crises com a dengue e a chikungunya. Essa semana um bebê morreu por causa da doença. “Não podemos e não vamos negar atendimento, mas precisamos de uma rede de apoio dos governos estadual e federal. Pelos menos 20% dos pacientes são paraguaios ou brasileiros que moram no Paraguai”, disse o prefeito.
“Também vamos contratar serviços de hospitais particulares, que possam absorver alguns serviços do Hospital Municipal, como pediatria e outras enfermidades, para abrir vagas e aliviar o sistema de saúde de Foz do Iguaçu. Pode ser aqui em Foz e São Miguel do Iguaçu”.
Para garantir os atendimentos, a prefeitura deve remanejar servidores da saúde para os locais onde a demanda é maior.