• A redução da cota para compras pode diminuir o movimento na fronteira?
  • banner
  • Câmara de vereadores de Foz do Iguaçu volta a debater o aumento de vereadores.
  • Contato
  • Coronavírus: Número de Casos no Paraná
  • Enquetes
  • Envie sua sugestão de notícia
  • Localização
  • Notícias de Foz do Iguaçu
  • Polícia faz operação em busca de procurados pela Justiça
  • poll
  • Qual a sua opinião sobre o Governo avaliar a possibilidade de ampliar o horário de verão?
  • Qual sua opinião sobre o pedido de paralisação das obras de revitalização da PIA em horário comercial?
  • Qual sua posição sobre a proposta de aumento do número de vereadores em Foz do Iguaçu?
  • Quem Somos
  • Rádio Cultura Foz
  • Retirada projeto
  • Você acredita em possível segundo turno para eleições presidenciais?
  • Você acredita em possível segundo turno para eleições presidenciais?
  • Você acredita na melhora da economia em 2016?
  • Você concorda com a aprovação do porte de arma de fogo para deputados e senadores?
  • Você concorda com a aprovação do porte de arma de fogo para deputados e senadores?
  • Você concorda com a intervenção da Prefeitura no Hospital Municipal e a saída da Fundação de saúde?
  • Você concorda com a proposta de mudança de nome de ruas, avenidas e escolas de Foz com nomes de militares acusados de tortura no tempo do Governo Militar?
  • Você concorda com o “corte” do cafezinho anunciado pela prefeito Reni Pereira?
  • Você concorda com o projeto de lei que abre caminho para terceirizar todas as atividades em empresas?
  • Você concorda com o Projeto de Resolução da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, que regulamenta as cores dos ternos usados pelos vereadores?
  • Você concorda com o Projeto de Resolução da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, que regulamenta as cores dos ternos usados pelos vereadores?
  • Você concorda com o Projeto de Resolução da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, que regulamenta as cores dos ternos usados pelos vereadores?
  • Você concorda em batizar a Trincheira como “José Richa”?
  • Você concorda que a Prefeitura de Foz do Iguaçu reinicie a obra da trincheira?
  • Você é a favor da obrigatoriedade do ensino médio para agente de apoio nos CMEIs?
  • Você é a favor do impeachment da Presidente da República Dilma Rousseff?
  • Você é a favor ou contra a terceirização do serviço de saúde em Foz do Iguaçu?
  • Você vai participar das manifestações dia 15 de Março?
Rádio Cultura Foz - AM 820
Sem resultados
Ver todos resultados
Sem resultados
Ver todos resultados
Rádio Cultura Foz - AM 820
Sem resultados
Ver todos resultados

GAECO discorda da PC e afirma que morte de Arruda teve motivação política

Relatório do MP é diferente da Polícia Civil. “Momento que ele retornava à sede da Aresf ele disse ‘aqui é Bolsonaro’ o que nos garante que houve o link entre primeiro e segundo momento” apontou promotor.

Josué Calebe por Josué Calebe
20 de julho de 2022
em Segurança
0
Esposa de atirador nega ter sido convidada da festa onde marido matou GM, diz promotor

Foto: Reprodução

760
Compartilhado
784
Visualizadas
Envie no Whats

O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) concluiu a denúncia contra o agente penal federal Jorge Guaranho, acusado de matar o Guarda Municipal Marcelo Arruda. Em entrevista coletiva, os promotores do Ministério Público, Dr. Tiago Lisboa e Dr. Marcelo Mafra, apresentaram uma motivação diferente do que foi apresentado pela Polícia Civil. Para o Ministério Público, o motivo é fútil (motivação política) e não torpe, como salientou o relatório exposto na semana passada pela delegada Camila Cecconello.

Motivação política

Para a promotoria o crime foi em razão das divergências políticas. “Nós entendemos que em razão dessa divergência, desse antagonismo, em razão de preferência político-partidária, o crime foi praticado por motivo fútil” ponderou o promotor Thiago Lisboa. “Outro ponto importante que precisa ser esclarecido, comparado com o relatório final da autoridade policial, é de que no segundo momento, quando Guaranho retorna ao local dos fatos, segundo o relatório policial, ele o faz porque tinha sido humilhado devido a discussão inicial” disse. “Nós entendemos (Ministério Público) que esse retorno se deu ao mesmo motivo fútil.

https://www.radioculturafoz.com.br/wp-content/uploads/2022/07/13-TIAGO-LISBOA.mp3

Crime não está previsto em lei

O promotor salientou, no entanto, que, embora o crime tenha tido motivação política, não pode ser qualificado como crime político, já que não a lei no Brasil que estabeleça dessa forma. “A conduta de Jorge Guaranho não se enquadra em nenhum dos crimes previstos na lei 14.197 (lei que trata sobre crimes políticos), nem mesmo no crime previsto no artigo 359b do Código Penal, que é um crime previsto na lei 14.197” esclareceu.

“A conduta de Jorge Guaranho viola outro bem jurídico fundamental tutelado, que é a vida, e não o Estado como ente político, então esse é o nosso entendimento” explica. “Não identificamos a adequação típica da conduta” finalizou.

https://www.radioculturafoz.com.br/wp-content/uploads/2022/07/17-THIAGO-LISBOA-CRIME-POLITICO.mp3

Como o crime aconteceu

O promotor Marcelo Mafra descreveu como teria ocorrido o crime, segundo a denúncia concluída por meio da análise de imagens e relatado pelas testemunhas.

De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público, Guaranho foi até o local da festa, após tomar conhecimento de que tinha a temática do PT, para provocar. “Ele estava com seu equipamento de som do veículo ligado no reproduzindo uma canção enaltecedora do presidente da república e pré-candidato à reeleição, com o seguinte refrão: o mito chegou e o Brasil acordou” explicou Mafra.

“Ele chega no local por volta das 23h40 quando ele confirmou que tinha essa festa que tinha como tema o PT, bem como o ex-presidente e pré-candidato à presidente do Brasil, então o denunciado inconformado com a explicita apologia ao principal adversário do pré-candidato da sua preferência ele, da janela do seu veículo, deu causa ao que seria o início do enredo macabro, provocando indistintamente todos os convidas, que ele não conhecia, com expressões que denegriam o opositor” pontua o promotor.

“A vítima, Marcelo Aluísio de Arruda, promotor da festa, caminhou até o limite da parte coberta do quiosque, que dá acesso ao estacionamento, dizendo ao denunciado tratar se de uma festa privada e restrita à convidados e dizendo que deveria retirar se dali imediatamente” diz. “Estabeleceu-se uma rápida discussão entre eles, havendo o ofendido (Arruda) dito ‘Bolsonaro na cadeia’ retirado um punhado de terra de um vaso lateral e jogado na direção do acusado” descreveu dr. Marcelo Mafra.

https://www.radioculturafoz.com.br/wp-content/uploads/2022/07/14-MAFRA.mp3

Veja o vídeo, conforme descrito pelo promotor:

Sequência dos fatos

“O denunciado (Guaranho) então deixou o local, mas não sem antes prometer que lá retornaria e acabaria com todos, não obstante a fútil motivação da querela, preferências políticas partidárias antagônicas” destaca. “Então estamos tratando aqui a primeira qualificadora, motivo fútil, havendo a querela sendo desencadeada pelas preferências políticas partidárias” explicou o promotor.

“Em ato contínuo, 11 minutos depois, 23h50, Jorge Guaranho chegou sozinho, e conduzindo o mesmo veículo, aos brados de: aqui é Bolsonaro, abriu o portão, mesmo após a admoestação do caseiro, havendo seu regresso sendo anunciado por uma testemunha (homem visto em vídeo que retorna correndo em direção a porta de entrada) que voltou correndo ao quiosque” continuou o promotor.

“O denunciado (agente penal) deparou-se com a companheira da vítima (Arruda), investigadora de polícia, que recém checara o fechamento do portão (só foi encostado, por não haver tranca). O denunciado então desembarcou do automóvel com a mão na cintura e caminhou em direção ao quiosque, tendo Pâmela (esposa de Arruda) se colocado de frente para ele, exibido o distintivo de policial civil. Ao tomar conhecimento do retorno do denunciado, o ofendido (Marcelo Arruda) sacou da sua pistola e apontou ao denunciado, que também o fez” seguiu Mafra.

“Ainda na parte externa, Jorge Guaranho dolosamente, imbuído da mesma fútil motivação, dizendo: petista vai morrer tudo, detonou dois disparos contra a vítima atingindo-a no abdômen e na coxa direita, o que a fez cair, ato contínuo, o denunciado correndo entrou no quiosque e detonou mais um disparo na vítima caída, sem, contudo, alvejá-la pela intervenção de Pâmela, salienta Mafra.

https://www.radioculturafoz.com.br/wp-content/uploads/2022/07/15-MAFRA-SEGUNDA-PARTE.mp3

Veja a segunda parte do vídeo, conforme descrita por Mafra:

Marcelo Arruda agiu em legítima defesa ‘própria e dos demais’

Mafra destaca na sequência, que Marcelo Arruda reagiu em legítima defesa, sendo a sua própria e dos demais que estavam na festa.

“Ao receber o empurrão de Pâmela, Jorge Guaranho desiquilibrou-se, em razão em movimento cambaleante foi alvejado por disparos detonados pela vítima, que mesmo sentada e ofuscada pelas mesas e cadeiras dispostas a sua frente atirava em legítima defesa própria, de sua esposa e das dezenas de convidados, os quais tiveram suas vidas expostas a situação de perigo comum produzida pelo tiroteio iniciado pelo denunciado” informa.

“Aqui nos estamos tratando da segunda qualificadora desse crime, que é justamente esse perigo comum, não só quanto à vítima, mas de todos os convidados que lá estavam” disse o promotor.

https://www.radioculturafoz.com.br/wp-content/uploads/2022/07/16-MAFRA-TERCEIRA-PARTE.mp3

Ouça a entrevista na íntegra no link abaixo:

 

Tópicos: Bolsonarista mata tesoureiro do PTcrime políticodestaque
Ant

Para Deltan Dallagnol, Brasil continua sendo o país da impunidade

Prox

Obituário 21/07

Prox
Obituário 20/09/2013

Obituário 21/07

#RedesSociais

Notícias

Educação diz manter diálogo com professores e defende mudanças mesmo com greve
Educação

Educação diz manter diálogo com professores e defende mudanças mesmo com greve

por Rádio Cultura
11 de janeiro de 2026
0

A secretária municipal de Educação,...

Leia maisDetails
Foz empata com o Azuriz no ABC e segue entre os líderes do Campeonato Paranaense

Foz empata com o Azuriz no ABC e segue entre os líderes do Campeonato Paranaense

11 de janeiro de 2026
Tornado em São José dos Pinhais é classificado como F2 e deixa 1,2 mil afetados

Tornado em São José dos Pinhais é classificado como F2 e deixa 1,2 mil afetados

11 de janeiro de 2026
Marinha alerta para riscos na navegação no Oeste devido ao mau tempo

Marinha alerta para riscos na navegação no Oeste devido ao mau tempo

10 de janeiro de 2026
Incêndios causam destruição e prejuízos em Foz do Iguaçu

Incêndios causam destruição e prejuízos em Foz do Iguaçu

10 de janeiro de 2026
Rádio Cultura Foz - AM 820

Rádio Cultura Foz
Rua Francisco Rosa e Silva,28
CEP 85863-250 Foz do Iguaçu - PR
(45) 3026-8020
WhatsApp da Cultura: 45 99827 8200



















Memória da Notícia

julho 2022
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
« jun   ago »
  • A redução da cota para compras pode diminuir o movimento na fronteira?
  • banner
  • Câmara de vereadores de Foz do Iguaçu volta a debater o aumento de vereadores.
  • Contato
  • Coronavírus: Número de Casos no Paraná
  • Enquetes
  • Envie sua sugestão de notícia
  • Localização
  • Notícias de Foz do Iguaçu
  • Polícia faz operação em busca de procurados pela Justiça
  • poll
  • Qual a sua opinião sobre o Governo avaliar a possibilidade de ampliar o horário de verão?
  • Qual sua opinião sobre o pedido de paralisação das obras de revitalização da PIA em horário comercial?
  • Qual sua posição sobre a proposta de aumento do número de vereadores em Foz do Iguaçu?
  • Quem Somos
  • Rádio Cultura Foz
  • Retirada projeto
  • Você acredita em possível segundo turno para eleições presidenciais?
  • Você acredita em possível segundo turno para eleições presidenciais?
  • Você acredita na melhora da economia em 2016?
  • Você concorda com a aprovação do porte de arma de fogo para deputados e senadores?
  • Você concorda com a aprovação do porte de arma de fogo para deputados e senadores?
  • Você concorda com a intervenção da Prefeitura no Hospital Municipal e a saída da Fundação de saúde?
  • Você concorda com a proposta de mudança de nome de ruas, avenidas e escolas de Foz com nomes de militares acusados de tortura no tempo do Governo Militar?
  • Você concorda com o “corte” do cafezinho anunciado pela prefeito Reni Pereira?
  • Você concorda com o projeto de lei que abre caminho para terceirizar todas as atividades em empresas?
  • Você concorda com o Projeto de Resolução da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, que regulamenta as cores dos ternos usados pelos vereadores?
  • Você concorda com o Projeto de Resolução da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, que regulamenta as cores dos ternos usados pelos vereadores?
  • Você concorda com o Projeto de Resolução da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, que regulamenta as cores dos ternos usados pelos vereadores?
  • Você concorda em batizar a Trincheira como “José Richa”?
  • Você concorda que a Prefeitura de Foz do Iguaçu reinicie a obra da trincheira?
  • Você é a favor da obrigatoriedade do ensino médio para agente de apoio nos CMEIs?
  • Você é a favor do impeachment da Presidente da República Dilma Rousseff?
  • Você é a favor ou contra a terceirização do serviço de saúde em Foz do Iguaçu?
  • Você vai participar das manifestações dia 15 de Março?

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Obrigado por voltar!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Por favor, informe seu login ou e-mail para recuperar sua senha.

Logado

Add New Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • A redução da cota para compras pode diminuir o movimento na fronteira?
  • banner
  • Câmara de vereadores de Foz do Iguaçu volta a debater o aumento de vereadores.
  • Contato
  • Coronavírus: Número de Casos no Paraná
  • Enquetes
  • Envie sua sugestão de notícia
  • Localização
  • Notícias de Foz do Iguaçu
  • Polícia faz operação em busca de procurados pela Justiça
  • poll
  • Qual a sua opinião sobre o Governo avaliar a possibilidade de ampliar o horário de verão?
  • Qual sua opinião sobre o pedido de paralisação das obras de revitalização da PIA em horário comercial?
  • Qual sua posição sobre a proposta de aumento do número de vereadores em Foz do Iguaçu?
  • Quem Somos
  • Rádio Cultura Foz
  • Retirada projeto
  • Você acredita em possível segundo turno para eleições presidenciais?
  • Você acredita em possível segundo turno para eleições presidenciais?
  • Você acredita na melhora da economia em 2016?
  • Você concorda com a aprovação do porte de arma de fogo para deputados e senadores?
  • Você concorda com a aprovação do porte de arma de fogo para deputados e senadores?
  • Você concorda com a intervenção da Prefeitura no Hospital Municipal e a saída da Fundação de saúde?
  • Você concorda com a proposta de mudança de nome de ruas, avenidas e escolas de Foz com nomes de militares acusados de tortura no tempo do Governo Militar?
  • Você concorda com o “corte” do cafezinho anunciado pela prefeito Reni Pereira?
  • Você concorda com o projeto de lei que abre caminho para terceirizar todas as atividades em empresas?
  • Você concorda com o Projeto de Resolução da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, que regulamenta as cores dos ternos usados pelos vereadores?
  • Você concorda com o Projeto de Resolução da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, que regulamenta as cores dos ternos usados pelos vereadores?
  • Você concorda com o Projeto de Resolução da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, que regulamenta as cores dos ternos usados pelos vereadores?
  • Você concorda em batizar a Trincheira como “José Richa”?
  • Você concorda que a Prefeitura de Foz do Iguaçu reinicie a obra da trincheira?
  • Você é a favor da obrigatoriedade do ensino médio para agente de apoio nos CMEIs?
  • Você é a favor do impeachment da Presidente da República Dilma Rousseff?
  • Você é a favor ou contra a terceirização do serviço de saúde em Foz do Iguaçu?
  • Você vai participar das manifestações dia 15 de Março?

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.