No comando da Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu desde o final da última semana, Jaquelini Tontini pretende reorganizar a atenção básico de saúde, onde, segundo ela, podem ser resolvidos 80% dos problemas da população que procura o sistema.
“A atenção primária, o posto de saúde de seu bairro, distrito, é a porta de entrada de todos os serviços. A Organização Mundial de Saúde preconiza que a gente tenha a resolução de todos os casos desses atendimento da população na atenção primária”, disse a nova secretária.
Tontini explicou que com a pandemia todos os serviços foram afetados e foi preciso fazer uma reestruturação no sistema de saúde, prejudicando a prestação de serviços básicos.
Fora o atendimento de rotina, como atendimento aos idosos, gestantes e comorbidades, como pressão alta e diabetes, a secretaria deslocou as equipes da atenção primária para o enfretamento à pandemia de covid-19. Hoje, com a diminuição de contaminações e internamentos, os serviços estão voltando ao normal.
“Me considero uma pessoa preparada, o desafio é enorme, eu já tenho bastante conhecimento técnico, estou lá para apreender. Eu sempre falo que a saúde é infinita e demanda sempre muito estudo, prática e resposta imediata, até porque estamos mexendo com vida”, ressaltou, durante entrevista ao programa Contraponto.