Representantes de instituições de saúde do Brasil, Paraguai e Argentina, e que compõem o colegiado do Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT Saúde), reuniram-se, na tarde de terça-feira, 25 de janeiro, para a 183ª reunião do GT, a primeira em 2022. Entre os principais assuntos debatidos esteve a aprovação das comissões técnicas que trabalharão de acordo com os temas prioritários. O encontro foi on-line.
As propostas das comissões saíram de reuniões realizadas com representantes dos Ministérios da Saúde do Brasil, Paraguai e Argentina, Fundação de Saúde Itaiguapy – administradora do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), 9ª Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo a gerente do GT Saúde, Paula Zvir, as comissões técnicas definidas serão formadas por técnicos e especialistas. “Eles trabalharão no desenvolvimento de propostas, ações, iniciativas e/ou projetos destinados preferencialmente aos três países, que poderão ser custeados integralmente ou em partes pelo Grupo”, explicou. As comissões também, contarão com todo o apoio logístico, institucional e operacional da equipe do GT.
Para o diretor de coordenação General Luiz Felipe Carbonell, coordenador do GT, foi realizado um trabalho extenso e importante reunindo profissionais dos três países, onde foram apresentados os temas prioritários para serem tratados no âmbito do GT. “Com as Comissões Técnicas definidas, retomaremos os trabalhos e teremos condições de apresentar projetos concretos para a solução de problemas comuns da região da tríplice fronteira”, finalizou.
Ao todo, são três temas prioritários, com as seguintes comissões:
– Tema Prioritário Saúde de Fronteira: Comissão Técnica Vigilância em Saúde e Rede de Informações Estratégicas;
– Tema Prioritário Saúde com Foco na Atenção Primária: Comissão Técnica Endemias e Pandemias; Comissão Técnica Saúde Materno-infantil; Comissão Técnica Saúde Mental; Comissão Técnica Doenças Crônicas;
– Tema Prioritário Promoção, Educação Comunicação em Saúde: esse tema será uma comissão técnica.
Os próximos passos são a definição dos membros de cada comissão e, por fim, a apresentação do regulamento, formulário para submissão de projetos e atribuição de cada um.
Assessoria