O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Multivacinação até o dia 30 de novembro. Pais ou responsáveis devem levar crianças e adolescentes de até 15 anos a uma das 29 unidades básicas de saúde (UBS) para atualizar a carteirinha de vacinação.
Os horários de funcionamento podem ser consultados pelo site da prefeitura: https://www5.pmfi.pr.gov.br/publicacao-115.
O intuito é aumentar a cobertura vacinal, diminuir a incidência e contribuir para o controle, a eliminação e erradicação de doenças imunopreviníveis, como caxumba, doença pneumocócica, doença meningocócica, gripe, hepatite A ou B, herpes, HPV, sarampo, varicela, entre outras.
De acordo com a secretária municipal da saúde, Rosa Maria Jerônymo, a procura pelas vacinas está muito abaixo do esperado. “A campanha começou no dia 1º de outubro e não tivemos uma grande adesão das famílias até agora. Sem a proteção dessas vacinas, o organismo fica suscetível ao contágio, complicações e em casos graves, podem chegar ao óbito. É muito importante manter a carteirinha de vacinação dos filhos em dia e atualizada”, afirmou.
Outro fator importante é que crianças e adolescentes precisam estar com a carteirinha de vacinação atualizada para efetivar a matrícula em uma escola, seja da rede pública ou privada. “Acreditamos que com essa prorrogação e por conta do período de matrículas e rematrículas nas escolas, os pais compareçam com seus filhos às unidades de saúde”, disse Rosa.
Para atualizar a carteirinha de vacinação, é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa portando os documentos pessoais (do responsável e da criança) e a carteirinha de vacinação do menor.
Assessoria