A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o Projeto de Lei 1984/21, do deputado Evandro Roman (Patriota-PR), que denomina “Ponte Jaime Lerner” a nova ponte de integração Brasil-Paraguai. O projeto poderá ser votado nas próximas sessões do Plenário.
Arquiteto e urbanista, Jaime Lerner foi governador do Paraná por duas vezes e prefeito de Curitiba por três vezes. Ele morreu aos 83 anos, no último dia 27 de maio.
A ponte faz a ligação entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, no Paraguai, e é a segunda ligação por rio entre os dois países. A obra, que é financiada pela Itaipu Binacional e com gestão do governo do Paraná, chegaram a 64% de execução no final do mês de julho.
Em maio de 2019, os presidentes Jair Bolsonaro, do Brasil e Mario Abdo Benitez, do Paraguai, estiveram no local da construção da futura ponte para assinar a ordem de serviço, autorizando o início da construção. Na ocasião, Bolsonaro anunciou que o nome da segunda ponte entres os países se chamaria Ponte Internacional da Integração.
No palanque da autoridades, sobre o onde hoje é canteiro de obras, um painel foi instalado com a imagem do projeto e o nome da ponte.
Com informações da Agência Câmara de Notícias