As contas de energia elétrica do último mês de janeiro assustaram os consumidores de Foz do Iguaçu, que reclamam do alto valor da tarifa em relação aos meses anteriores. De acordo com a gerência-regional da Copel, são diversos fatores que levaram ao aumento do valor da fatura.
O gerente-regional da Copel, Julio Ramirez, explicou que no final e início de ano acontece um aumento de consumo de energia devido ao calor e das pessoas estarem mais em casa. “É um período que acontece o aumento de consumo de energia, onde a conta tende a duplicar e triplicar. Neste ano tivemos o agravamento da pandemia, onde as crianças ficaram mais em casa. O consumo dos eletrodomésticos é maior. Aqui em Foz do Iguaçu, 95% dos casos as pessoas tem ar- condicionado”, disse.
Tradicionalmente, Foz do Iguaçu é a cidade com o maior consumo de energia no Paraná durante os meses de calor. Aliado a isso, também houve a alteração da bandeira tarifária que no final do ano estava vermelha, o que representa quase R$ 10 por cada 100 kwh.
“Sempre que tiver alguma reclamação em relação a conta de luz basta procurar os canais de comunicação da Copel e se for preciso fazemos uma releitura ou até retirada do medidor para revisão”, disse Ramirez.