A luta contra o coranavírus está apresentando grandes ideias. Um projeto simples e criativo irá ajudar na descontaminação de uniformes e roupas dos profissionais da saúde do Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz de Medianeira. Trata-se de uma sala ou câmara equipadas com lâmpadas de luz ultravioleta (UV) e ozônio. Essa iluminação tem ação germicida, destruindo microrganismos.
Apesar de simples, o projeto nasceu fruto de muito trabalho e pesquisa na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e será utilizado por enquanto de forma experimental, de acordo com o professor de microbiologia e bioquímica da UTFPR Valdemar Padilha Feltrin.
Ação visa eliminar a possibilidade de um profissional trabalhar com uniformes contaminados e por consequência levar para dentro do hospital o covid-19. Também elimina a chance de levar para casa a doença respiratória.
O professor Padilha é presidente da Comissão de Prevenção do Covid-19 e Dengue da UTFPR de Medianeira, e afirma que mais trabalhos estão em andamento inclusive da instalação de uma nova câmara de descontaminação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, além da produção de máscaras entre outros equipamentos.