Argentina anuncia radares israelenses para monitorar fronteiras

O governo da Argentina anunciou a instalação de oito centros de monitoramento em quatro regiões de fronteira, para dificultar a entrada de drogas no país. O Ministério da Segurança informou que as bases equipadas com radares e drones, ficarão nas cidades de Salta, Aguas Blancas, Salvador Mazza, e Puerto Iguazú.

A ministra de Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, disse que o país está conseguindo recordes de apreensões de drogas no país, através das forças federais de segurança. Além das drogas, o projeto quer coibir o tráfico de pessoas e contrabando. “De uma vez por todas devemos aumentar os esforços para que as regiões limítrofes deixem de servir o crime”, disse.

Dados do ministério mostram que a região mais afetada pelo crime transfronteiriço é o norte da Argentina, na Província de Jujuy, entre a Bolívia e o Chile.

O projeto será coordenado pela Gendarmeria Nacional (Exército), através de um sistema integrado, produzido em Israel, à um custo de 12 milhões de dólares. Os equipamentos de última geração possuem alta definição que permitam o reconhecimento facial e de placas de veículos. Os drones tem alcance de 40 quilômetros e autonomia de 15 horas de voo.

O novo sistema também permite desenhar mapas e fornecer dados que facilitem os trabalhos de inteligência, que são enviados ao comando em Buenos Aires.

Sair da versão mobile