O Paraná enfrenta um aumento das temperaturas nesta quinta-feira (12), preparando o cenário para pancadas de chuva rápidas e localizadas com trovoadas, que tendem a se intensificar a partir da tarde, período de maior aquecimento, de acordo com o Simepar. Cidades como Capanema registraram 39,6°C na quarta-feira (11), próximo à máxima do ano no estado, enquanto outras localidades como Cascavel e São Miguel do Iguaçu também tiveram registros recordes para 2026.
A chegada de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil, prevista para o Litoral paranaense na sexta-feira (13), vai potencializar temporais em todo o estado. O Boletim de Gestão de Riscos indica risco alto para o Leste e Sul do Paraná e moderado nas demais regiões, com possibilidade de chuva intensa, rajadas de vento, descargas elétricas, granizo e impactos como queda de galhos, alagamentos, destelhamentos e danos em plantações.
A Defesa Civil monitora a situação 24 horas e disponibiliza alertas à população por SMS e WhatsApp de forma gratuita. Para receber notificações, basta enviar o CEP por SMS para o número 40199 ou cadastrar-se via WhatsApp pelo número 61 2034-2611. Em situações extremas, avisos também são emitidos pelo sistema cell broadcast, sem necessidade de cadastro.




















































