As Cataratas do Iguaçu seguem projetando o Paraná no cenário internacional. O Parque Nacional do Iguaçu conquistou a 3ª colocação em um ranking global dos parques mais populares do mundo, sendo o único representante brasileiro na lista. O levantamento foi realizado pela empresa de turismo TUI Musement, que atende milhões de clientes em diversos países.
O atrativo paranaense ficou atrás apenas do Plitvice Lakes National Park e do Parque Nacional do Iguazú, que integra a mesma área natural das cataratas brasileiras. A pesquisa considerou parques reconhecidos como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO e analisou avaliações de visitantes no Google. O parque brasileiro soma cerca de 70 mil avaliações, com média de 4,8 em uma escala de 5.
Além da força das Cataratas, o parque abriga cerca de 185 mil hectares de Mata Atlântica preservada, um dos biomas mais ameaçados do planeta. Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade em parceria com a concessionária Urbia Cataratas, o destino também lidera rankings turísticos, como o da plataforma TripAdvisor, que o elegeu como principal atrativo do Brasil e da América do Sul em 2025. No mesmo ano, Foz do Iguaçu registrou mais de 5,8 milhões de visitas em seus atrativos, sendo mais de 2 milhões apenas no parque.
O reconhecimento internacional reforça o crescimento do turismo paranaense e o papel estratégico de destinos como Foz do Iguaçu. Além das Cataratas, a região oferece experiências como o Parque das Aves, trilhas ecológicas e iniciativas de turismo comunitário. O Estado também se destaca por abrigar dois patrimônios naturais mundiais, incluindo a Grande Reserva da Mata Atlântica, consolidando-se como referência global em turismo de natureza.























































