O Parque Nacional do Iguaçu registrou, em março, a maior visitação já contabilizada para o período. Ao todo, 168.698 pessoas de 129 nacionalidades passaram pelo atrativo, que abriga as Cataratas do Iguaçu, consolidando mais um marco histórico para o turismo na região.
O desempenho reforça a tendência de crescimento ao longo de 2026. No primeiro trimestre, o parque recebeu 590.510 visitantes, superando os 536.653 registrados no mesmo período de 2025. O aumento de 10% também configura o melhor resultado trimestral da história da unidade de conservação.
O resultado ganha ainda mais relevância diante da ausência de feriados prolongados em março deste ano, diferentemente de 2025, quando o mês contou com o Carnaval. Para o CEO da Urbia+Cataratas, Mario Macedo Junior, os números refletem o fortalecimento do destino no cenário internacional. Segundo ele, o avanço é resultado de investimentos contínuos na experiência do visitante, na valorização ambiental e em estratégias de promoção turística.
Entre as nacionalidades, os brasileiros lideraram a visitação em março, com 83.725 pessoas. Na sequência aparecem argentinos (25.039) e alemães (7.239). Estados Unidos, Paraguai, França, China, Espanha, Uruguai e Peru também figuram entre os principais emissores de turistas, evidenciando o alcance global das Cataratas do Iguaçu.
No recorte nacional, visitantes de todos os estados e do Distrito Federal estiveram no parque. Paraná, São Paulo e Santa Catarina lideram o ranking, seguidos por Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Para abril, o Parque Nacional do Iguaçu prepara uma programação especial de Páscoa, com abertura antecipada entre os dias 3 e 5 e atividades inclusas no ingresso. Outra novidade é a ampliação da experiência Amanhecer nas Cataratas, que passa a contar com embarques a partir das 6h, incluindo trilha e café da manhã.
A administração recomenda a compra antecipada de ingressos pelo site oficial e a escolha dos primeiros horários do dia, como forma de garantir uma visita mais tranquila. Reconhecido como Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, o Parque Nacional do Iguaçu é gerido pelo ICMBio, com a visitação turística operada pela concessionária Urbia+Cataratas.
