A queda no nível do Rio Iguaçu provocou a suspensão dos passeios de barco no lado argentino das Cataratas do Iguaçu, mas a atividade continua funcionando normalmente no lado brasileiro. Segundo informações das empresas que operam o serviço no Parque Nacional Iguazú, na Argentina, a navegação foi interrompida por motivos operacionais e de segurança, já que a redução da vazão comprometeu a navegabilidade do rio em alguns trechos.
Na manhã desta terça-feira, 10, a vazão do Rio Iguaçu está em cerca de 521 mil litros por segundo, bem abaixo da média considerada normal, que gira em torno de 1,5 milhão de litros por segundo. Mesmo com a redução significativa no volume de água, os passeios de barco seguem operando no lado brasileiro, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, onde a atividade é realizada pela empresa Macuco Safari.
De acordo com a concessionária, as embarcações ainda conseguem navegar com segurança no trecho utilizado para o passeio, que leva turistas até a base de algumas das quedas d’água, uma das experiências mais procuradas pelos visitantes. Apesar da suspensão dos passeios náuticos no lado argentino, as demais atividades turísticas nos dois parques continuam funcionando normalmente, incluindo trilhas, passarelas e mirantes que permitem a observação das cataratas.
A situação do rio segue sendo monitorada pelas equipes técnicas e pelas empresas responsáveis pelas atividades turísticas. Caso o nível da água continue baixando, a operação dos barcos no lado brasileiro também poderá ser reavaliada por questões de segurança.
