Paraná terá semana de calor, temporais e volumes irregulares de chuva

Frente fria intensifica instabilidade até terça-feira; quinta será o único dia com tempo firme em todas as regiões.

Semana começa com alerta para temporais e calor intenso no Paraná. Foto: Gilson Abreu/AEN.

A semana começa com a influência de uma frente fria próxima ao Paraná, que deve provocar chuva mais intensa entre segunda (16) e terça-feira (17). Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os demais dias terão características típicas de verão, com calor e pancadas isoladas entre a tarde e a noite. A única trégua mais ampla está prevista para quinta-feira (19), quando o sol predomina e as temperaturas sobem em todas as regiões.

De acordo com o meteorologista Lizandro Jacóbsen, o sistema frontal deixa o tempo mais instável, especialmente na terça-feira de carnaval, com possibilidade de temporais. A instabilidade é reforçada por um fluxo contínuo de ar quente e úmido vindo do Paraguai e do Centro-Oeste. Na quarta-feira (18), a chuva se concentra entre o Sul e o Leste do Estado, enquanto na sexta-feira (20) retornam as pancadas típicas de verão, com trovoadas isoladas.

O último fim de semana já foi marcado por volumes expressivos e irregulares. Em cidades como São Miguel do Iguaçu, os acumulados chegaram a 192,2 mm na sexta-feira (13) e Medianeira nesse domingo (15), 30 mm. Sete estações meteorológicas atingiram, em apenas 15 dias, o volume médio esperado para todo o mês de fevereiro.

Em contrapartida, municípios como Cascavel e Capanema registraram menos de 25 mm no mesmo período, evidenciando a característica localizada das chuvas de verão. Apesar da instabilidade, o calor segue intenso, com recordes de temperatura registrados no domingo (15) em cidades como Loanda, que marcou 37°C.

Sair da versão mobile