Segurança reforçada no Carnaval em Foz do Iguaçu

O foco principal da operação é a região da JK, onde há maior concentração de público durante os dias de folia

Foto: PM

O Carnaval em Foz do Iguaçu já está acontecendo e segue até terça-feira (17), com programação concentrada principalmente na Avenida JK. Para garantir a segurança de moradores e turistas, a Polícia Militar reforçou o efetivo com mais de 50 policiais atuando diretamente na região da festa.

Direto da sede do 14º Batalhão da Polícia Militar, a reportagem da Rádio Cultura conversou com o Capitão Mendes sobre o planejamento especial montado para os dias de folia.

De acordo com o capitão O foco principal da operação é a região da JK, onde há maior concentração de público durante os dias de Carnaval.

“A gente tem um patrulhamento direcionado à festividade. Sabemos que Foz tem uma característica turística diferenciada e, nesse período, o fluxo de pessoas aumenta consideravelmente. Teremos mais de 50 policiais militares atuando especificamente na Avenida JK, tanto nas áreas interditadas quanto nas proximidades.”

Além do policiamento fixo, equipes volantes também reforçam a atuação.

“Também teremos policiamento volante para evitar furtos de veículos e eventuais crimes na região. Essa é uma primeira linha de ação.”

Policiamento reforçado nos pontos turísticos

Com o aumento no número de visitantes na cidade, a Companhia de Atendimento ao Turista também está com equipes mobilizadas.

“Temos policiamento direcionado aos atrativos turísticos e às áreas de maior circulação de pessoas. Sabemos que muitos turistas aproveitam o período para fazer compras no Paraguai e visitar nossos pontos turísticos.”

A localização da sede da companhia, na própria JK, facilita a organização das equipes durante o evento.

Bloqueios de trânsito para evitar abusos

O Pelotão de Trânsito da PM e equipes do GOTAMOTRA realizam bloqueios estratégicos na região central e em vias próximas à festa.

“Sabemos que muitas pessoas acabam entendendo esse período como momento de excesso, especialmente no consumo de álcool. Por isso, teremos bloqueios para inibir a combinação de bebida e direção.”

A medida busca reduzir acidentes e aumentar a segurança viária durante os dias de evento.

Operação integrada na fronteira

O planejamento da Operação Carnaval foi construído de forma integrada com a Guarda Municipal, Polícia Civil, Foztrans, além de alinhamento com PRF e Polícia Federal.

“Não pensamos segurança pública em Foz que não seja de maneira integrada. O trabalho conjunto fortalece a atuação e traz mais segurança para todos.”

Em caso de emergência, ligue 190

A orientação da Polícia Militar é que qualquer situação de risco seja comunicada imediatamente pelo telefone 190.

“Estamos disponíveis diuturnamente para garantir que todos tenham um carnaval tranquilo e seguro.”

A recomendação é clara: aproveitar a festa com responsabilidade para que o Carnaval em Foz do Iguaçu termine apenas com boas lembranças.

Sair da versão mobile