Foz do Iguaçu dá início, nesta sexta-feira (13), ao FozFolia 2026, evento promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural, que promete cinco dias de festa gratuita até terça-feira (17). A programação reúne mais de 40 atrações locais e dois shows nacionais, Falamansa e ImaginaSamba, consolidando o Carnaval como um dos principais eventos do calendário cultural e turístico da cidade.
Voltado tanto para moradores da tríplice fronteira quanto para turistas brasileiros e estrangeiros, o FozFolia ocorre em um dos períodos de maior fluxo turístico do ano. Em 2025, 36.751 visitantes de 69 nacionalidades passaram pelo Parque Nacional do Iguaçu durante o feriado de Carnaval. Para este ano, a expectativa é ainda maior: hotéis e resorts já registram 83% de ocupação, segundo o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhotéis). A cidade também deve receber público de Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina), que, junto com Foz, somam mais de 700 mil habitantes.
Para garantir tranquilidade aos foliões, a organização montou uma ampla estrutura de segurança, com atuação integrada da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros, Centro Integrado de Segurança Pública (Cispa) e equipes privadas. Um centro exclusivo de comando e controle vai reforçar o monitoramento das áreas de festa e bairros. “Pensamos numa festa para que todos possam se divertir sem medo”, afirmou o prefeito General Silva e Luna. A diretora-presidente da Fundação Cultural, Patrícia Iunovich, destacou que o evento é um momento de confraternização e celebração coletiva.
A abertura oficial acontece nesta sexta, às 20h, com a entrega simbólica da chave da cidade ao Rei Momo e à Rainha do Carnaval, após o cortejo de blocos na terceira pista da Avenida JK, a partir das 19h. Entre as atrações do primeiro dia estão Kaburé Maracatu, Brasil ExportaSom, Samba de Boemia, João e os Bons Jovens, Mistura de Cores e Baile do Fumê.
No sábado (14), a programação começa às 18h, com grupos como Afoxé Ogún Funmilaiyó, Maracatu Alvorada Nova, Pisêres de Embaúba e Forró di Fogueira. O ponto alto da noite será o show do Falamansa, às 22h. Já na segunda-feira (16), o destaque é o grupo ImaginaSamba, também às 22h, além de apresentações culturais e blocos tradicionais.
O domingo (15) marca o retorno do tradicional Carnaval da Saudade, com matinês das 16h às 20h dedicadas às marchinhas, programação que se repete na terça-feira (17). O último dia de festa terá ainda atrações locais, show nacional do InspiraSamba e a tradicional Canja do Galo Inácio, símbolo da despedida do Carnaval na cidade.
Além da folia, o evento reforça o potencial turístico de Foz do Iguaçu, que oferece atrativos como o Parque Nacional do Iguaçu, Itaipu Binacional, Parque das Aves, Marco das Três Fronteiras e Wonder Park Foz, além de ampla rede hoteleira e gastronômica. O FozFolia, assim, une cultura, lazer e turismo em uma das regiões mais visitadas do país.
