Carnaval: práticas que protegem os olhos contra infecções e alergias

Oftalmologista reforça medidas preventivas para manter a saúde ocular em dia.

Carnaval exige atenção redobrada com a saúde dos olhos, alertam especialistas. Foto: Divulgação.

Antes de cair na folia ou aproveitar o feriado prolongado de Carnaval para desacelerar e curtir momentos com a família e os amigos, não podemos esquecer que os olhos também merecem atenção redobrada nesta época do ano. Entre sol, praia, piscina, maquiagem e longos períodos ao ar livre, os cuidados com a saúde ocular não entram em férias.

O oftalmologista do Hospital de Olhos de Cascavel, Dr. Guilherme Leite Camargo, traz orientações sobre como preservar a saúde dos olhos. Com as altas temperaturas, o protetor solar é indispensável. Para completar o “kit bloquinho”, os óculos de sol também não podem faltar. “Utilize óculos com proteção contra a radiação ultravioleta (UV), pois esses raios são nocivos ao corpo e à saúde ocular, podendo causar alterações na visão e favorecer o surgimento de pterígio, catarata e lesões no fundo do olho”, orienta o médico.

Maquiagens, sprays de espuma e purpurina, mais utilizados nessa época do ano, exigem cuidados especiais para evitar danos à visão. “É comum que algumas mulheres compartilhem maquiagem. No entanto, os produtos ou os pincéis podem estar contaminados, transmitindo infecções para outra pessoa”, alerta o médico. Os olhos ficam mais expostos a substâncias que podem causar irritações, alergias e infecções. “Evite coçar os olhos com frequência, pois isso pode deformar a córnea, machucar a região e desencadear doenças oftalmológicas”, reforça.

“Lave bem as mãos antes de tocar nos olhos para prevenir infecções. Olhos, boca, nariz e ouvidos são regiões com menor proteção natural;  o contato com patógenos, fungos, bactérias e sujeira facilita a contaminação. As mãos são um dos principais meios de transmissão desses microrganismos e, ao levá-las aos olhos, podem ocorrer infecções virais ou bacterianas. Por esse motivo, muitas pessoas acabam desenvolvendo conjuntivite em determinados períodos do ano”, explica o médico Guilherme.

Uso de lentes de contato: quais cuidados devo ter?

Para quem utiliza lentes de contato, é importante atentar-se ao manejo adequado, que inclui a higienização correta das mãos e a manutenção apropriada das lentes. Ao lavar as mãos, recomenda-se o uso de sabonete neutro e a secagem com toalhas que não soltem fiapos, evitando que resíduos fiquem aderidos às lentes, além de não dormir com elas. Armazene as lentes em um estojo limpo, troque a solução diariamente e substitua o estojo a cada três meses. Além disso, respeite o tempo de uso recomendado. É recomendável retirá-las ao nadar, tomar banho ou usar sauna e jamais compartilhá-las. Para reduzir os riscos de contaminação, coloque as lentes antes da maquiagem e retire-as antes de remover os produtos da região dos olhos.

Sobre o Hospital de Olhos de Cascavel

O Hospital de Olhos de Cascavel é o único hospital oftalmológico do Paraná com a certificação ONA Nível 3, o que atesta a qualidade e segurança oferecida aos pacientes há mais de três décadas. Com duas unidades localizadas em Cascavel e uma unidade prestes a ser inaugurada na cidade de Toledo, o Hospital de Olhos é referência em cuidado com a visão. Além do corpo clínico altamente qualificado, oferece aos pacientes estrutura moderna com salas cirúrgicas, centro de diagnóstico por imagem, ambulatórios clínicos e cirúrgicos, todas elas equipadas com tecnologia de última geração para exames e procedimentos.

Sair da versão mobile