Audiência pública discute expansão urbana e novo perfil econômico de Santa Terezinha

Alterações no Plano Diretor preveem áreas industriais, de serviços, residenciais e turismo náutico, impulsionadas pelo Porto Seco e pela proximidade com Foz

Foto: PM de STI

A Prefeitura de Santa Terezinha do Itaipu já agendou a audiência pública que vai discutir alterações no Plano Diretor do município. O encontro acontece no dia 20 de fevereiro, às 16h, e tem como principal objetivo a ampliação do perímetro urbano, especialmente em áreas estratégicas próximas à BR-277 e à divisa com Foz do Iguaçu.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Pedrinho Benedet, a audiência será fundamental para dar respaldo legal ao crescimento do município diante da chegada de novos investimentos.

“A audiência pública já está programada, agendada e documentada para o dia 20 de fevereiro. Ela será feita para uma alteração no Plano Diretor de Santa Terezinha, principalmente pensando na instalação do Porto Seco e na procura crescente de empresas por essa região”, afirmou o secretário.

Expansão industrial e de serviços

Segundo Benedet, a proposta prevê transformar áreas hoje rurais em perímetro urbano para fins industriais e de serviços, ao longo da BR-277, no trecho entre Santa Terezinha e Foz do Iguaçu.

“Tomando como base a BR-277, serão mil metros para o lado direito e 500 metros para o lado esquerdo, transformados em área urbana para fins industriais e de serviços. Precisamos dar condições legais para que essas empresas possam se instalar corretamente”, explicou.

O secretário destacou que diversas empresas já demonstraram interesse na região, impulsionadas pela implantação do Porto Seco, localizado na divisa entre os dois municípios.

“Com a instalação do Porto Seco, automaticamente as empresas começaram a procurar essa região. Empresas de transporte, comércio e serviços já estão se movimentando para se instalar aqui”, disse.

Entre os empreendimentos citados estão a BR Insumos, o Mercado Dilettare, a Transportadora Transamizade e grupos empresariais internacionais.

Geração de emprego e renda

Para o secretário, a ampliação do perímetro urbano é estratégica para garantir desenvolvimento econômico e social ao município.

“A ideia é propiciar que essas empresas se instalem de forma correta e legal, trazendo geração de emprego e renda para Santa Terezinha do Itaipu. Queremos que o município cresça em serviços e oportunidades”, destacou.

Ele reforçou ainda a importância da proximidade com Foz do Iguaçu.

“Foz é uma cidade turística e tem dificuldades para instalação de indústrias. Santa Terezinha precisa se aproximar de Foz e assumir esse papel de polo industrial e de serviços”, afirmou.

Turismo náutico e área residencial também estão no plano

Além da área industrial, a audiência pública também vai tratar da expansão do perímetro urbano para fins residenciais e da transformação da região próxima à praia artificial em área urbana voltada ao turismo náutico.

“Temos um grande investimento privado sendo feito naquela região, com marinas, casas e estruturas para barcos. Vamos transformar aquela área em perímetro urbano para fins de turismo náutico, o que vai impactar muito positivamente o município”, explicou Benedetti.

Próximos passos

Após a audiência pública, o projeto seguirá para a Câmara de Vereadores na forma de projeto de lei.

“Estamos trabalhando para que até junho tudo esteja aprovado. A audiência é o primeiro passo, ouvindo a comunidade, empresários e autoridades”, disse o secretário.

Ele também destacou que já existe um projeto pronto no Governo do Estado para a construção de uma marginal da BR-277, ligando Santa Terezinha até a divisa com Foz do Iguaçu.

“Esse projeto é fundamental para dar infraestrutura e segurança para esse crescimento. Agora estamos aguardando a licitação para o início da obra”, concluiu.

A Prefeitura reforça que a audiência pública é aberta à população e que a participação da comunidade é essencial para definir os rumos do desenvolvimento do município.

Sair da versão mobile