Programa Volta para Casa é aprovado na Câmara de Foz do Iguaçu

Proposta autoriza apoio para retorno de pessoas em situação de rua ao município de origem.

Câmara de Foz aprova programa para auxiliar retorno de pessoas em situação de rua. Foto: Ilustração.

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu aprovou, em dois turnos de votação, durante sessão realizada nesta quinta-feira (5), o Projeto de Lei nº 59/2025, que institui o Programa Volta para Casa. A proposta tem como objetivo oferecer apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social interessadas em retornar à cidade de origem, com foco no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

De autoria do vereador Cabo Cassol (PL), o projeto foi defendido em plenário como uma alternativa de acolhimento diante do aumento da população em situação de rua em diversos municípios. Segundo o parlamentar, possibilitar o retorno ao convívio familiar pode representar uma oportunidade de reconstrução de trajetórias pessoais e reinserção social.

O programa prevê a oferta de transporte até o destino solicitado, por meio de empresas concessionárias do poder público, além de auxílio para a emissão de documentos necessários ao deslocamento. Também está prevista a intermediação com programas sociais da cidade de destino, quando houver essa possibilidade.

Durante a discussão, vereadores se manifestaram a favor e contra a iniciativa. O vereador Dr. Ranieri Marchioro (Republicanos) afirmou que políticas públicas devem priorizar o resgate da dignidade humana e avaliou que o retorno ao núcleo familiar pode ser um primeiro passo nesse processo.

Já as vereadoras Valentina Rocha (PT) e Yasmin Hachem (PV) votaram contra o projeto. Valentina argumentou que a transferência de pessoas em situação de rua para outros municípios não resolve o problema estrutural, citando experiências semelhantes sem resultados efetivos. Yasmin defendeu que o enfrentamento da questão passa pelo fortalecimento de serviços como o CAPS, o Centro POP e pela ampliação de recursos para políticas permanentes de assistência social.

Apesar das divergências, o projeto foi aprovado pela maioria do plenário, com 12 votos favoráveis e dois contrários. Conforme o texto aprovado, a coordenação do Programa Volta para Casa ficará a cargo do órgão competente do Executivo Municipal, responsável pela regulamentação, análise das solicitações e manutenção de registro atualizado dos atendimentos. O benefício poderá ser concedido apenas uma vez a cada beneficiário.

O secretário de Assistência Social, Alex Thomazi, defende o projeto. Segundo ele, o trabalho já era feito no municpio, mas por meio de decreto e agora, com a aprovação do projeto, virou lei.

Sair da versão mobile