Plano de contingência leva paciente a ser transferido de helicóptero em Foz do Iguaçu

Transferência de paciente neurológico para Francisco Beltrão ocorreu dentro do plano de contingência adotado pela Secretaria Municipal de Saúde

Foto: Leandro Zanotto

Aeronave do Samu foi acionada na manhã desta quarta-feira (5) para remoção de um paciente com quadro neurológico dentro das medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde

O helicóptero pousou no campo da 6ª Subdivisão Policial, localizado próximo ao Hospital Municipal, para realizar o transporte de um homem com quadro neurológico.

De acordo com informações repassadas pelo piloto, o voo com duração aproximada de uma hora e meia e seguiu até um hospital de Francisco Beltrão, na região Sudoeste do Paraná. Detalhes sobre o estado de saúde do paciente não foram divulgados.

A remoção já estava prevista no plano de contingência elaborado pela direção do Hospital Municipal em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, em razão da falta de médicos neurologistas na unidade.

Conforme o plano, casos de baixa e média complexidade estão sendo encaminhados ao Hospital Itamed, na Vila A, enquanto os casos mais graves são transferidos de helicóptero para outras cidades, de acordo com a disponibilidade de leitos identificada pelo sistema de regulação da Secretaria de Estado da Saúde.

O plano de contingência foi implementado no dia 23 de janeiro e tem como objetivo garantir o atendimento de urgência e emergência à população, mesmo diante da ausência temporária de especialistas. A Secretaria Municipal de Saúde informou que as medidas seguem em vigor até que a situação seja normalizada.

Sair da versão mobile