Após um período de paralisação iniciado no dia 20 de janeiro, o serviço de neurocirurgia do Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL) será retomado integralmente a partir dessa sexta-feira, 6 de fevereiro. A normalização dos atendimentos ocorre após negociações entre as empresas médicas responsáveis pelo serviço e os representantes dos neurocirurgiões.
Na manhã desta quinta-feira (05), uma reunião entre as partes resultou em consenso, permitindo a retomada das atividades de uma especialidade considerada essencial para o atendimento de pacientes com quadros neurológicos graves. O diálogo foi apontado como decisivo para a resolução do impasse.
Para o diretor-geral do hospital, Áureo Ferreira, a retomada do serviço representa um avanço importante. “O restabelecimento da neurocirurgia é uma vitória para todos nós. Nosso compromisso é garantir que os pacientes tenham acesso a atendimento especializado e de qualidade”, afirmou.
Com o retorno pleno da especialidade, a expectativa é de melhoria significativa no fluxo e na qualidade do atendimento aos pacientes que necessitam de procedimentos neurocirúrgicos. A direção do Hospital Municipal Padre Germano Lauck destacou ainda o compromisso com a saúde pública e agradeceu a colaboração de todos os envolvidos na solução da situação.
Os neurocirurgiões do Hospital Municipal paralisaram as atividades alegando falta de condições adequadas de trabalho e remuneração defasada. Enquanto a situação não era normalizada, o hospital contava com o apoio do Hospital Itamed, atuando na retaguarda para casos que necessitassem de neurocirurgia, por meio da regulação estadual.
O Ministério Público também vinha acompanhando o caso e emitiu recomendação sobre os valores praticados e a necessidade de manutenção do atendimento à população.
