Foz do Iguaçu inicia integração ao Olho Vivo, sistema de monitoramento do Paraná

Município já preparou quase metade dos equipamentos previstos; Paraná soma mais de 800 câmeras em operação.

Foz avança na implantação do Olho Vivo e integra programa estadual de câmeras inteligentes. Foto: SESP.

A implantação das câmeras inteligentes do programa Olho Vivo avança no Paraná e já alcança Foz do Iguaçu, que preparou 34 das 70 unidades previstas para o município. Deste total, duas já estão energizadas e integradas à plataforma de monitoramento, que utiliza inteligência artificial para reforçar a segurança pública, segundo dados do governo.

No Oeste do Estado, Cascavel lidera a instalação, com 54 das 84 câmeras previstas já instaladas. Ao todo, a nova etapa do Olho Vivo soma 830 equipamentos instalados no Paraná até esta terça-feira (27). O Governo do Estado prevê concluir a ativação das 1,5 mil câmeras desta fase até o fim do primeiro trimestre.

Com a expansão para o Interior, 21 municípios do Oeste e Noroeste estão recebendo os equipamentos. Atualmente, 55,3% das câmeras previstas já foram instaladas, sendo mais de 700 integradas à plataforma estadual.

Considerado um dos maiores programas de monitoramento do mundo, o Olho Vivo utiliza tecnologia de ponta com cruzamento de dados e análise de imagens em tempo real para auxiliar na identificação de suspeitos e veículos. Quando estiver em plena operação, o sistema contará com 26,5 mil câmeras em todo o Estado, dentro de um investimento estimado em R$ 400 milhões e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Sair da versão mobile