Aeroporto de Foz registra recorde pós-pandemia e amplia malha aérea

Movimentação supera 2,2 milhões de passageiros em 2025, impulsionada por investimentos, novas rotas e alta do turismo.

Aeroporto de Foz cresce 12% e confirma retomada total do transporte aéreo. Foto: Kiko Sierich/Movida Aeroportos.

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu encerrou 2025 com movimentação superior a 2,2 milhões de passageiros, registrando crescimento de quase 12% em relação a 2024, quando o terminal contabilizou 1,9 milhão de embarques e desembarques. O resultado marca o retorno ao nível pré-pandemia e consolida um dos anos mais positivos da história recente do aeroporto.

O desempenho é atribuído a uma série de investimentos e avanços estruturais. Em janeiro de 2025, a Motiva entregou as obras da fase 1B, com aporte superior a R$ 390 milhões, modernizando e ampliando o terminal. No segundo semestre, foi homologada a extensão da pista de pousos e decolagens, que passou a ser a segunda maior do Sul do Brasil. O ano também foi marcado pela abertura de duas novas rotas nacionais: Fortaleza e Brasília, esta com operação diária.

Segundo o gerente do aeroporto, Vinícius Bueno, os números refletem o trabalho integrado entre a administradora, companhias aéreas e o setor turístico local. “O ano de 2025 marca a retomada do Aeroporto de Foz do Iguaçu como resultado de todo o investimento realizado e do trabalho contínuo em parceria com o ecossistema do turismo. Foz é um destino consolidado, que atrai cada vez mais a atenção das companhias aéreas e apresenta excelentes índices de ocupação”, afirmou.

O impacto das novas ligações aéreas ficou evidente no segundo semestre, quando a movimentação de passageiros cresceu quase 11%. A partir de outubro, o fluxo mensal superou a marca de 200 mil passageiros, impulsionado principalmente pelos voos diretos para Brasília, inaugurados em outubro, e para Fortaleza, iniciados em novembro.

De acordo com a administração do aeroporto, ambas as rotas estrearam com ocupação acima de 90% e seguem com desempenho elevado. “São voos que ampliam a conexão de Foz do Iguaçu com o país e com o mundo”, destacou Bueno.

O crescimento do aeroporto acompanha o avanço do turismo na cidade. Em 2025, Foz do Iguaçu recebeu 5,8 milhões de visitantes em seus principais atrativos, aumento de 48% em relação ao ano anterior, conforme dados do Governo do Estado. A expectativa é de que esse movimento continue em 2026, refletindo diretamente na demanda aérea. “A aviação seguirá em expansão como principal porta de entrada para Foz, resultado do trabalho conjunto do setor público, operadores de turismo e da administradora do aeroporto”, pontuou o gerente.

Ao final de 2025, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu mantinha voos diretos, regulares e sazonais, para sete capitais brasileiras, além de uma ligação internacional com o Chile.

Voos diários

-Congonhas (Azul e LATAM)

-Guarulhos (LATAM e Gol)

-Galeão (Gol)

-Brasília (LATAM)

-Campinas (Azul)

-Curitiba (Azul)

Voos semanais

-Fortaleza (Gol)

-Belo Horizonte (Azul – sazonal)

-Recife (Gol – sazonal)

Voo internacional

-Santiago, Chile (JetSmart – duas frequências semanais)

Sair da versão mobile