Crimes dentro do Parque Nacional do Iguaçu levam PF a deflagrar operação no PR e SC

Operação Saleiro investiga grupo suspeito de caça ilegal na unidade de conservação e envolvimento com tráfico de drogas, armas e rinhas de galo.

Crimes dentro do Parque Nacional do Iguaçu levam PF a deflagrar operação no PR e SC. Fotos: Polícia Federal.

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (20), a Operação Saleiro para desarticular um grupo criminoso que atuava em crimes ambientais e no tráfico de drogas e armas no Oeste do Paraná e em Santa Catarina. A ação ocorreu nos municípios de Dionísio Cerqueira (SC), Barracão (PR) e Céu Azul (PR).

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela 5ª Vara Federal de Foz do Iguaçu, em endereços ligados aos investigados. As investigações começaram após a prisão em flagrante de um homem, em julho de 2024, no interior do Parque Nacional do Iguaçu, flagrado com alimentos usados para atrair animais silvestres para caça ilegal.

Com o avanço das apurações, a PF identificou que o grupo praticava de forma sistemática crimes contra a fauna, como o abate de animais silvestres dentro da unidade de conservação, além de promover rinhas de galo, inclusive com apostas. Também foram identificados indícios de envolvimento com o tráfico de maconha e o comércio e posse ilegal de armas de fogo.

Os investigados poderão responder por crimes ambientais, maus-tratos a animais, tráfico de drogas, crimes previstos no Estatuto do Desarmamento e associação criminosa. O material apreendido será analisado para aprofundar as investigações e dimensionar a atuação do grupo.

Sair da versão mobile