Ministro da Educação visita obras do novo campus da UNILA nesta terça-feira (20)

Camilo Santana acompanha construção do Campus Arandu, projeto de Niemeyer financiado pela Itaipu, com previsão de conclusão total em 2027.

A comitiva também conheceu as obras do Campus Arandu (Foto: Rodrigo Birck/UNILA)

O ministro da Educação, Camilo Santana, visita nesta terça-feira, dia 20, as obras do novo campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu. A agenda começa às 9h, no canteiro de obras do Campus Arandu, localizado na Avenida Tancredo Neves, nas proximidades do Itaipu Parquetec.

Durante a visita técnica, o ministro irá acompanhar o andamento da construção dos três principais edifícios do campus: o restaurante universitário integrado à biblioteca, o bloco de salas de aula e o prédio administrativo, que terá 18 andares. O edifício do restaurante e da biblioteca está com a execução mais avançada e tem entrega prevista para junho de 2026. A conclusão de todo o complexo está prevista para 2027.

As obras do Campus Arandu foram retomadas em 2025, após cerca de uma década de paralisação, por meio de um acordo de cooperação internacional entre a Itaipu Binacional e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos, organismo da ONU especializado em infraestrutura. O projeto arquitetônico é assinado por Oscar Niemeyer, com financiamento da Itaipu e acompanhamento da UNILA, além da participação do Ministério da Educação como instituição interveniente.

Após a visita ao canteiro de obras do novo campus, Camilo Santana também irá conhecer o prédio do Jardim Universitário da UNILA, na Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, adquirido em 2025 com recursos da Itaipu Binacional e destinado à ampliação da estrutura acadêmica da universidade.

Sair da versão mobile