UNILA oferece 708 vagas no SiSU 2026 e abre inscrições nesta segunda-feira (19)

Candidatos podem concorrer com notas do Enem 2023, 2024 ou 2025; curso de Música passa a integrar o processo seletivo neste ano

UNILA oferece 29 cursos de graduação em várias áreas do conhecimento; toda a formação é gratuita (Foto: Moisés Bonfim/SECOM-UNILA)

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) inicia, nesta segunda-feira (19), a seleção de estudantes pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2026. Ao todo, são 708 vagas distribuídas em 29 cursos de graduação. A principal novidade desta edição é a inclusão do curso de Música, que passa a integrar o processo via SiSU pela primeira vez.

Podem se inscrever candidatos que concluíram ou estejam concluindo o Ensino Médio e que tenham participado do Enem em 2023, 2024 ou 2025. Não poderão concorrer estudantes que tenham zerado a prova de redação. Para quem realizou o exame em mais de um ano, o sistema considerará automaticamente a maior nota obtida.

As inscrições devem ser feitas entre 19 e 23 de janeiro, exclusivamente pelo portal sisualuno.mec.gov.br, utilizando uma conta gov.br. O candidato poderá escolher até duas opções de curso e alterar as escolhas durante todo o período de inscrições — valendo sempre a última opção registrada. O sistema divulga notas de corte parciais diariamente, permitindo o acompanhamento das chances de aprovação. Todo o processo, assim como a matrícula e o curso, é gratuito.

Reserva de vagas

Em cumprimento à legislação federal, a UNILA destina 50% das vagas a estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas e gratuitas, incluindo educação profissional técnica e escolas comunitárias do campo. Os critérios e a documentação exigida para as cotas estão detalhados no edital.

Etapas do processo

A primeira etapa, que inclui as inscrições e a divulgação da chamada regular, é conduzida pelo Ministério da Educação (MEC), pelo portal do SiSU. Os candidatos não aprovados na chamada regular poderão manifestar interesse em participar das listas de espera.

A segunda etapa é de responsabilidade da UNILA e consiste no pré-cadastro online e na análise de documentação para matrícula, além da validação dos critérios das vagas reservadas.

Curso de Música

O curso de Música passa a realizar sua seleção inicial pelo SiSU em 2026. Diferentemente dos anos anteriores, quando havia processo específico, os interessados deverão se inscrever normalmente pelo sistema. No entanto, permanece a exigência de prova de habilidades específicas, cuja documentação já pode ser enviada conforme orientações do edital.

Neste ano, seleção para o curso de Música passa a ser também pelo SiSU. Candidatos devem se atentar à prova de habilidades específicas

Acompanhamento e informações

É responsabilidade do candidato acompanhar todas as fases do processo, atentando-se aos editais, prazos e documentos exigidos. As informações iniciais devem ser acompanhadas pelo portal do SiSU. Já os detalhes específicos da UNILA — como cronogramas, resultados, lista de cursos e perguntas frequentes — estão disponíveis em portal.unila.edu.br/sisu2026, atualizado continuamente.

Dúvidas devem ser encaminhadas exclusivamente para o e-mail selecao.alunos@unila.edu.br ou pelo WhatsApp (45) 3522-9659, com atendimento das 8h às 18h, conforme a capacidade da unidade.

Sair da versão mobile