Marinha alerta para ventos de até 75 km/h e risco à navegação no Rio Paraná

Frente fria pode provocar rajadas fortes, ondas e correntezas; Marinha recomenda evitar a navegação entre domingo e terça em rios, lagos e reservatórios da região

Maramente ilustrativa (Foto: Abel da Banca)

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial do Rio Paraná, emitiu um alerta à comunidade náutica sobre a possibilidade de condições meteorológicas adversas que podem comprometer a segurança da navegação em Foz do Iguaçu e em regiões adjacentes. O aviso foi divulgado neste domingo (18) e é válido para rios, lagos, reservatórios e áreas próximas ao Rio Paraná.

Segundo informações do Serviço Meteorológico Marinho, a passagem de uma frente fria deve provocar ventos intensos, predominantes das direções sudoeste a sudeste, com rajadas que podem chegar a 75 km/h (40 nós), entre a noite de domingo (18) e a madrugada de terça-feira (20). As condições podem resultar em ondas e marolas acentuadas, além de instabilidade das embarcações e redução da segurança da navegação.

A Marinha destaca que, embora o fenômeno de ressaca esteja associado à faixa litorânea, os efeitos da frente fria também atingem águas interiores, podendo causar aumento repentino da intensidade do vento, chuvas associadas e correntezas mais fortes. O cenário representa risco adicional, sobretudo para embarcações de pequeno porte.

Diante disso, a recomendação é que navegantes amadores — como condutores de lanchas, barcos de pesca, motos aquáticas e embarcações de esporte e recreio — evitem a navegação durante o período de vigência do alerta, realizem o adequado fundeio das embarcações e acompanhem atentamente os avisos oficiais de mau tempo divulgados pela Marinha do Brasil.

Caso a navegação seja extremamente necessária, a Capitania Fluvial orienta a realização de um checklist básico de segurança, que inclui: coletes salva-vidas para todos a bordo, combustível suficiente para o deslocamento, baterias carregadas, respeito à capacidade máxima da embarcação e a comunicação prévia a pessoas próximas sobre o trajeto, tempo estimado e contatos. O uso de equipamentos obrigatórios é considerado essencial para a preservação da vida humana.

Em situações de emergência, o contato com a Marinha do Brasil deve ser feito pelo telefone 185. A Capitania Fluvial do Rio Paraná também atende pelo número (45) 8821-2126. A instituição reforça seu compromisso com a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana, solicitando ampla divulgação do alerta junto à comunidade náutica, colônias de pesca e praticantes de esportes aquáticos.

Sair da versão mobile