Foz do Iguaçu tem ambulatório especializado em feridas crônicas

Serviço público atende principalmente idosos e diabéticos com acompanhamento gratuito e especializado

Foto: Leandro Zanotto

Foz do Iguaçu conta com um serviço de saúde essencial, mas pouco conhecido: o Ambulatório de Tratamento de Feridas, localizado no bairro Campos do Iguaçu. O ambulatório é especializado no cuidado de feridas que demoram mais para cicatrizar, como queimaduras, úlceras diabéticas e lesões vasculogênicas.

Segundo a enfermeira Jaciara Krumenauer, com mais de 40 anos de experiência e 15 dedicados ao tratamento de feridas, a maior parte dos atendimentos é para pacientes idosos com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, obesidade e problemas cardíacos.

“Cada ferida tem um tempo esperado de cicatrização. Quando o paciente tem alguma doença de base ou idade avançada, esse tempo pode se estender, tornando a úlcera crônica. Nosso trabalho é especializado justamente nesse acompanhamento”, explica Jaciara.

O atendimento é realizado sob agendamento feito pela Unidade Básica de Saúde (UBS). O paciente é avaliado na UBS e, se a ferida não apresentar evolução dentro do tempo esperado, é encaminhado ao ambulatório. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, e todos os atendimentos são gratuitos.

O ambulatório atende principalmente idosos, sendo o pé diabético e úlceras decorrentes de varizes as lesões mais comuns. Com profissionais especializados, o serviço contribui diretamente para a recuperação dos pacientes e para a prevenção de complicações graves.

“Nossa grande demanda são pacientes idosos. Cerca de 90% do atendimento é para essa faixa etária”, destaca Jaciara.

O Ambulatório de Tratamento de Feridas é um exemplo de cuidado especializado na rede pública, promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida para a população de Foz do Iguaçu.

Sair da versão mobile