Um voo fretado e particular com 52 passageiros vindos do Haiti, entre eles sete crianças, desembarcou nesta quarta-feira (14) no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. O município foi utilizado como porta de entrada no país, já que os imigrantes têm como destino final 15 cidades brasileiras, onde já contam com familiares ou redes de apoio, em um processo de reencontro familiar.
Os destinos estão distribuídos principalmente pelas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. No Sudeste, os passageiros seguem para cidades do estado de São Paulo, como Barra Funda (capital), Campinas, Osasco, Salto e Tietê, além de Belo Horizonte e Divinópolis, em Minas Gerais. No Sul, há encaminhamentos para municípios do Paraná, Santa Catarina, como Florianópolis e Chapecó, e do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre e Passo Fundo. No Centro-Oeste, os destinos incluem Goiânia (GO) e Cuiabá (MT).
Após ser informada oficialmente sobre o voo, a Prefeitura de Foz do Iguaçu organizou a recepção com o objetivo de garantir acolhimento adequado e suporte aos passageiros, assegurando orientações, encaminhamentos e, quando necessário, atendimento temporário, de forma humanizada e em conformidade com a legislação vigente.
Para a operação, foram mobilizadas de forma integrada a Secretaria Municipal de Assistência Social e outras áreas da administração municipal, em articulação com a Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa e Vigiagro, garantindo organização, agilidade e segurança durante todo o processo.
De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Alex Thomazi, a atuação conjunta foi determinante para o bom andamento da recepção. “O trabalho integrado permite agilizar os atendimentos, assegurar a regularidade e garantir o encaminhamento adequado dos imigrantes com responsabilidade e acolhimento”, destacou.
Este é o segundo voo com cidadãos haitianos recebido em curto intervalo de tempo em Foz do Iguaçu. No dia 26 de dezembro, 171 haitianos desembarcaram no município, sendo que a maioria seguiu viagem poucas horas depois. Quinze permaneceram temporariamente para regularização documental e, após os trâmites, apenas três permaneceram na cidade, todos com suporte da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
