A Secretaria de Saúde foi questionada pelo vereador Evandro Ferreira sobre uma série de denúncias recebidas de usuários sobre o atendimento dispensado aos usuários do SUS pela Clínica Médica Bosco, que presta serviços na área de oftalmologia. A empresa mantém contrato com o município desde 2024 com vencimento previsto para novembro deste ano. “Nós recebemos muitas reclamações e fomos investigar na Ouvidoria onde também estão registrados casos de atendimentos irregulares”, justificou o vereador ao requerer esclarecimentos da Prefeitura.
A última visita à empresa foi feita em setembro do ano passado. Na época, a licença sanitária e alvará de funcionamento estavam vencidos, não havia indicação de atendimento pelo SUS na recepção e reclamações diversas sem respostas. A empresa também devia tributos municipais. Apesar disso a Secretaria de Saúde não tomou medidas mais rígidas para evitar que o mau atendimento persista, tendo sido enviado apenas um ofício para a empresa, sobre uma reclamação específica, apesar de a ouvidoria municipal ter recebido mais de 30, num curto período e outros problemas terem sido identificados pelas servidoras fiscais de contrato. O relatório expõe a necessidade de que as ressalvas sejam avaliadas e em resposta a Saúde informou que encaminharia ao setor de Contratos demanda para que a empresa fosse oficialmente notificada por descumprimento contratual.
Entre as principais reclamações dos usuários estão a cobrança de procedimentos, alegando que cirurgias pelo SUS demoram e particulares são rápidas e seguras; difamação das lentes do SUS, falsamente informando que o paciente poderia ficar cego; demora no agendamento e cancelamento de cirurgias na data do procedimento, entre outros.
O atendimento prestado pelos profissionais também é alvo de reclamações dos usuários que se sentem mal-recebidos no local. Cobrança de laudos para CNH, dificuldade no acesso ao prontuário e à segunda via de receitas também são relatadas.





















































