Agência do Trabalhador de Foz do Iguaçu inicia 2026 com reorganização de vagas e orientação ao trabalhador

Diretora Kátia Fritz destaca balanço positivo de 2025, mudanças no atendimento em janeiro e reforça apoio na solicitação do seguro-desemprego e serviços digitais

Foto: Leandro Zanotto

A Agência do Trabalhador de Foz do Iguaçu iniciou o ano de 2026 com um período de reorganização interna, revisão das ações realizadas ao longo de 2025 e planejamento dos serviços para os próximos meses. Em entrevista à Rádio Cultura, a diretora da agência, Kátia Fritz, fez uma avaliação positiva do último ano e explicou como funcionará o atendimento neste início de ano.

“Foi um ano desafiador, com muitas coisas novas acontecendo, mas também um ano bastante produtivo e com resultados positivos”, afirmou Kátia ao comentar o balanço de 2025.

Com o retorno do recesso, a equipe da Agência do Trabalhador está realizando contato direto com empresas para atualizar as vagas ainda em aberto. De acordo com a diretora, esse processo ocorre especialmente nos primeiros dias úteis do ano.

“Sempre nesse retorno do recesso a gente faz toda a organização e a reabertura das vagas. Hoje cedo ainda não temos vagas disponíveis, mas isso vai acontecendo no decorrer do dia”, explicou.

Kátia também falou sobre o seguro-desemprego, ressaltando que, embora o principal caminho seja o aplicativo digital do governo, o atendimento presencial continua sendo fundamental.

“As pessoas podem dar entrada sozinhas pelo aplicativo, mas quando acontece alguma divergência, como nome da mãe ou datas incorretas, esse atendimento a gente faz aqui”, destacou.

Ela acrescentou ainda que o auxílio também é oferecido para quem não tem familiaridade com tecnologia:

“Se a pessoa não tem habilidade com o aplicativo, ela vem até a agência e nossa equipe auxilia diretamente no celular dela”.

Outro serviço bastante procurado é o suporte para acesso às plataformas digitais do governo. Segundo a diretora, a maior dificuldade dos usuários está relacionada à perda de dados de acesso.

“Muitas vezes alguém fez o cadastro para a pessoa e ela não anotou a senha, não sabe o e-mail ou o telefone usado. Quando vai tentar recuperar, não tem mais acesso”, relatou.

Em alguns casos, conforme Kátia, é necessário encaminhamento ao INSS para redefinição da senha. Durante o mês de janeiro, o horário de atendimento da Agência do Trabalhador segue decreto municipal.

“Agora em janeiro, a agência funciona das 8h às 13h30”, informou a diretora.

Para quem está em busca de uma nova oportunidade de emprego, a expectativa é positiva.

“A partir de amanhã, com certeza, já teremos algumas vagas disponíveis no sistema”, garantiu Kátia Fritz.

A Agência do Trabalhador de Foz do Iguaçu oferece serviços como intermediação de mão de obra, auxílio no seguro-desemprego, apoio para uso da Carteira de Trabalho Digital e cadastro da senha Gov.br, reforçando o atendimento e a prestação de serviços ao trabalhador neste início de 2026.

Sair da versão mobile