O prefeito de Foz do Iguaçu, general Joaquim Silva e Luna, anunciou que a estrutura administrativa da Prefeitura passará por ajustes em 2026, com mudanças internas em diretorias e secretarias. Segundo ele, as alterações têm como objetivo corrigir falhas identificadas ao longo do primeiro ano de governo e tornar a gestão mais eficiente, especialmente na coordenação interna e na comunicação com a população.
De acordo com o prefeito, a revisão deve atingir principalmente as diretorias, mas não estão descartadas mudanças mais amplas, como a extinção de secretarias e a redistribuição de suas atribuições para outras pastas. “Talvez tenha que extinguir uma secretaria, puxar a missão dela para outra secretaria, criar secretarias que não foram criadas”, afirmou, ao destacar que a estrutura atual ainda passa por um processo de ajuste.
Silva e Luna citou como exemplo a área de governo e comunicação. Segundo ele, a concentração de funções como comunicação social e relações institucionais em uma mesma estrutura não apresentou o resultado esperado. “Fica muita coisa e aí não funciona. Foi um teste. Não deu certo”, disse. O prefeito reconheceu que a comunicação institucional acabou ficando em segundo plano, gerando prejuízo na divulgação das ações da administração municipal.
O prefeito afirmou ainda que muitas iniciativas relevantes da gestão não chegaram ao conhecimento da população por falhas no fluxo de informação. Para ilustrar o problema, relatou uma reunião em que utilizou a metáfora de um iceberg. “O que aparece é só a parte de cima. Tem muita coisa feita que ninguém ficou sabendo”, explicou. Segundo ele, ações de grande impacto acabaram ofuscadas por falta de divulgação adequada.
As mudanças anunciadas para 2026, segundo Silva e Luna, buscam corrigir esses gargalos e alinhar a estrutura administrativa à fase de execução dos projetos planejados. A expectativa do prefeito é que os ajustes internos resultem em maior eficiência na gestão e em uma comunicação mais clara sobre as entregas realizadas pela prefeitura à população de Foz do Iguaçu.




















































