Governo paraguaio suspende operações aduaneiras na Ponte da Integração e limita fluxo na Ponte da Amizade

Comunicado oficial da DNIT detalha restrições para exportações e trânsito de caminhões em lastro entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

Na quinta-feira (01/01), a ponte da Integração ficará completamente fechada - Foto: Arquivo

O governo do Paraguai, por meio da Direção Nacional de Receitas Tributárias (DNIT), confirmou mudanças severas no fluxo de mercadorias e veículos pesados na fronteira para o feriado de Ano Novo. De acordo com o comunicado oficial , as operações aduaneiras sofrerão paralisações totais e parciais, impactando diretamente o setor de logística internacional.

Ponte da Integração (Presidente Franco)

A principal mudança ocorre na Ponte da Integração, que liga Presidente Franco a Foz do Iguaçu. Nesa quarta-feira (31), já não será permitida a entrada ou saída de caminhões em lastro (vazios) durante as operações noturnas. Já na quinta-feira (01), a ponte ficará completamente fechada para qualquer tipo de operação aduaneira, sem previsão de atendimento.

Ponte da Amizade (Ciudad del Este)

Na Ponte da Amizade, o funcionamento será parcial. Na véspera de Ano Novo (31/12), o atendimento administrativo e operacional na Administração de Ciudad del Este (P.I.A.) encerra-se às 19h. Após esse horário, as exportações (operações noturnas) estarão suspensas. No primeiro dia de 2026, assim como na Ponte da Integração, todas as atividades de fiscalização e liberação de cargas serão interrompidas.

Resumo dos Horários e Restrições:

A determinação impacta diretamente o planejamento logístico de transportadoras, caminhoneiros e despachantes aduaneiros. Com a suspensão das atividades, os profissionais devem estar atentos à necessidade de programar paradas estratégicas, uma vez que o fluxo só será normalizado após o feriado, o que deve gerar um acúmulo de cargas para liberação nos dias subsequentes.

Sair da versão mobile