Com a chegada das festas de fim de ano, os bancos terão mudanças no atendimento ao público. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou como será o funcionamento das agências no período de Natal e Ano Novo.
De acordo com a entidade, não haverá atendimento presencial nem compensações bancárias nos dias 25 de dezembro (Natal), 31 de dezembro e 1º de janeiro (Ano Novo). Nesses dias, operações como a Transferência Eletrônica Disponível (TED) não serão realizadas.
Apesar disso, o Pix continuará funcionando normalmente, 24 horas por dia, inclusive em feriados.
Atendimento reduzido na véspera de Natal
Na véspera de Natal (24/12), os bancos terão horário reduzido. As agências funcionarão das 9h às 11h, no horário de Brasília. Em estados com fuso diferente, o atendimento será das 8h às 10h.
O último dia com expediente normal antes do Ano Novo será 30 de dezembro. Já nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, os bancos voltam a funcionar normalmente, desde que não haja feriado municipal.
Pagamento de contas e tributos
As contas de consumo, como água, luz, telefone e internet, que vencerem nos dias 25/12, 31/12 e 1º/1, poderão ser pagas no próximo dia útil sem cobrança de multa ou juros.
No caso de impostos e tributos, a Febraban alerta que o pagamento deve ser antecipado quando o vencimento cair em feriados ou dias sem compensação bancária, para evitar juros e multas.
Canais digitais são alternativa
Mesmo com as agências fechadas, os clientes podem usar os canais digitais, como aplicativos de celular, internet banking, caixas eletrônicos, atendimento telefônico e correspondentes bancários.
A Febraban reforça que esses meios permitem realizar a maioria das operações, como pagamentos, transferências e consultas de saldo, garantindo praticidade durante o período de festas.





















































