O prefeito de Foz do Iguaçu, General Silva e Luna, divulgou um vídeo nas redes sociais para esclarecer detalhes sobre a nova proposta de matriz curricular da rede municipal de ensino, prevista para ser implantada a partir de 2026. A medida havia gerado manifestações por parte de professores, que temiam a redução da carga horária de disciplinas consideradas essenciais.
Segundo o prefeito, o modelo já foi encaminhado ao sindicato dos professores e garante que não haverá diminuição na carga horária das aulas de Língua Portuguesa e Matemática.
Durante o pronunciamento, Silva e Luna reforçou que a proposta assegura a manutenção das duas matérias-base do ensino. “
Não teremos diminuição das aulas de português e não teremos diminuição das aulas de matemática”, afirmou.
Ao mesmo tempo, o prefeito destacou que a nova matriz curricular amplia oportunidades para os alunos da rede municipal, com a implantação do ensino de Inglês e o fortalecimento da Educação Digital em todas as escolas.
De acordo com ele, o objetivo é oferecer um ensino público com qualidade comparável à das melhores escolas particulares.
A proposta, conforme explicou o prefeito, foi construída por meio do diálogo com educadores, representantes da categoria e levando em consideração as necessidades da educação municipal.
“O aluno foi colocado no centro da decisão, respeitando os anseios da rede e os pedidos dos professores”, disse.
Silva e Luna também ressaltou sua responsabilidade como pai ao tratar do tema e garantiu que a implantação da nova matriz curricular será feita de forma gradativa. Segundo ele, o processo contará com formação continuada dos profissionais da educação e adaptação pedagógica, para assegurar uma transição organizada e eficiente.
Neste momento, de acordo com o chefe do executivo, a prefeitura aguarda a confirmação formal do sindicato dos professores e dos representantes dos educadores para dar sequência aos próximos passos.
“Seguimos avançando com responsabilidade, planejamento e foco total nos alunos, que são o futuro de Foz do Iguaçu”, concluiu o prefeito.
