A Urbia+Cataratas conquistou o segundo lugar no Prêmio ESG, promovido pela Associação Brasileira de ESG, na categoria Integração de ESG na Cadeia de Suprimentos. O reconhecimento veio com o case “Parque Nacional do Iguaçu como indutor de desenvolvimento socioeconômico regional”, que evidencia como a gestão do parque tem impulsionado a economia local ao priorizar fornecedores dos 14 municípios lindeiros. O prêmio reúne, anualmente, organizações públicas, privadas e cooperativas de todo o país com iniciativas inovadoras e sustentáveis.
No Parque Nacional do Iguaçu, 74% de todos os itens adquiridos pela concessionária têm origem regional. A política contempla desde alimentos frescos produzidos por agricultores locais até artesanato, souvenires e serviços especializados. Ao colocar os fornecedores do entorno como parte central do negócio, o parque fomenta um ciclo econômico que gera empregos diretos e indiretos, amplia a distribuição de renda e valoriza empreendedores locais, além de reforçar a identidade cultural do território e aproximar a comunidade da unidade de conservação.
Segundo André Franzini, gerente de sustentabilidade da Urbia+Cataratas, o modelo comprova que conservação ambiental e desenvolvimento econômico podem caminhar juntos. A priorização de fornecedores locais reduz distâncias logísticas, diminui o consumo de combustíveis fósseis e contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, além de melhorar a eficiência operacional e a qualidade dos produtos oferecidos aos visitantes.
O reconhecimento no Prêmio ESG consolida o Parque Nacional do Iguaçu como referência em gestão responsável e destaca o potencial das unidades de conservação como indutoras de desenvolvimento territorial. A estratégia adotada pela Urbia+Cataratas demonstra que investir na cadeia produtiva local fortalece comunidades, estimula novos negócios, impulsiona a economia criativa e promove um turismo mais sustentável.
O Prêmio ESG
Realizada anualmente, a condecoração é considerada o maior reconhecimento de ESG do Brasil e tem como objetivo valorizar e divulgar as melhores práticas do setor, tornando os cases vencedores referência para o mercado.
Sobre o Parque Nacional do Iguaçu
Patrimônio Mundial Natural pela Unesco, o Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e tem sua visitação turística gerida pela Urbia+Cataratas. É referência internacional em turismo sustentável e foi eleito pelo Tripadvisor Travelers’ Choice Best of the Best 2025 como a principal atração turística do Brasil e da América Latina.
