Imagens compartilhadas por moradores da comunidade rural de Curupayty, em Santa Rosa del Monday, (departamento de Alto Paraná, Paraguai), distante 60 KM da fronteira com Foz do Iguaçu, mostram um trombo ou possível tornado formando-se e tocando o solo em meio a um forte temporal que atingiu a região neste domingo à tarde.
As imagens, rapidamente viralizadas nas redes sociais, capturam a coluna de ventos giratória avançando pelo horizonte em meio a uma plantação agrícola, em um fenômeno raro e impactante a cerca de 60 km da fronteira com Foz do Iguaçu. ABC Color+1
Autoridades locais informaram que o fenômeno, observado por volta das 16h30, provocou queda de árvores e de várias colunas de concreto da Administração Nacional de Eletricidade (ANDE) ao longo da Ruta Departamental 63, além de motivar a presença de policiais para isolar e sinalizar a área, garantindo a segurança no tráfego. Até o momento, não há registros oficiais de feridos ou vítimas, e os danos foram principalmente materiais em áreas rurais.
O registro ocorre no contexto de um forte sistema de instabilidade climática que atinge o departamento de Alto Paraná, com chuvas intensas e ventos fortes também afetando outras localidades, como Ciudad del Este, onde choveu forte provocando alagamentos em pontos baixos da cidade.
