PF intensifica combate a crimes ambientais no Parque Nacional do Iguaçu

Operação Revelação 2 cumpre seis mandados no Oeste do Paraná e investiga crimes ambientais, pesca predatória e tráfico de armas.

PF deflagra operação contra caça ilegal no Parque Nacional do Iguaçu. Fotos: PF

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), a Operação Revelação 2, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado na caça ilegal e na pesca predatória dentro do Parque Nacional do Iguaçu. A ação dá continuidade a investigações que identificaram o uso de logística estruturada para a prática reiterada de crimes ambientais na unidade de conservação.

Com apoio de servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Polícia Militar Ambiental do Paraná, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nos municípios de Nova Prata do Iguaçu e Capanema, na região Oeste do Estado. A operação integra um esforço permanente de combate a ilícitos ambientais no interior do parque.

As investigações apontam que os suspeitos utilizavam embarcações para atravessar o Rio Iguaçu e acessar áreas restritas da mata, onde instalavam estruturas conhecidas como cevas, saleiros e jiraus para atrair e abater animais silvestres, como pacas, catetos e veados-mateiros. O grupo também é investigado pela pesca de espécies ameaçadas de extinção, como o surubim-do-Iguaçu, além de haver indícios de que uma onça foi atingida por disparo de arma de fogo dentro do parque.

Elementos já colhidos, como análise de dados telemáticos e apreensão de armas e munições, indicam que os envolvidos agiam de forma profissional, chegando a monitorar ações de fiscalização do ICMBio e das forças policiais para evitar flagrantes. A operação desta quinta busca apreender novas armas de fogo, apetrechos de caça e pesca, carcaças de animais e dispositivos eletrônicos que possam reforçar as provas dos crimes investigados, entre eles associação criminosa, caça ilegal, pesca proibida e tráfico de armas e munições.

Além do cumprimento dos mandados, a Justiça determinou a aplicação de medidas restritivas, com uso de tornozeleira eletrônica, a três investigados. Durante a operação, um dos alvos foi preso em flagrante em Capanema após tentar esconder armas e munições sob um local onde funcionava uma rinha de galos. No local, foram encontrados 31 galos-de-briga e esporas de aço, resultando em autuação por posse ilegal de armas e munições e por maus-tratos a animais.

A Polícia Militar Ambiental do Paraná também aplicou multa administrativa de R$ 93 mil por maus-tratos à fauna. As investigações seguem em andamento para análise do material apreendido e para apurar o possível envolvimento de outros suspeitos.

Sair da versão mobile