A Ponte da Integração Jaime Lerner, terá sua segunda solenidade de entrega em menos de uma semana. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia de abertura da nova ponte entre Brasil e Paraguai sobre o Rio Paraná, nesta sexta-feira, 19 de dezembro, 15h. Na última quinta-feira, dia 11, o governador Ratinho Júnior e sua equipe fizeram a entrega do conjunto de obras – ponte, aduana e Perimetral Leste -, criando, inclusive, uma situação conflituosa entre o DER e DNIT. O Departamento Estadual de Estadas e Rodagem fiscalizou a obra e liberou para utilização o trecho de 14,7km da perimetral. Já o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e a Polícia Rodoviária Federal atestaram que as obras da via não foram adequadamente concluídas e a circulação de carros e caminhões pela rodovia – extensão da BR 277 – traria riscos à segurança dos usuários.
OBRAS – As obras foram custeadas com recursos da Itaipu Binacional, com pequena participação do Governo do Estado do Paraná, em terreno cedido pelo Município. A Ponte Internacional da Integração Brasil–Paraguai terá o tráfego liberado de forma gradual. Nesta primeira fase, para caminhões sem carga nos dois sentidos. A ponte que foi concebida com o principal objetivo de desafogar a Ponte Internacional da Amizade, principalmente da passagem constante de caminhões carregados só poderá cumprir integralmente sua missão a partir de 2027, quando o equivalente a perimetral de Foz for concluída na cidade de Porto Franco, no Paraguai.
Com 760 metros de extensão total, a nova ponte foi financiada pela Itaipu Binacional, em arranjo institucional que envolveu o governo brasileiro, o DNIT e o governo do Paraná.
HISTÓRICO – As tratativas diplomáticas para a construção dessa segunda ponte entre os dois países tiveram início há 33 anos. Localizada entre os municípios de Foz do Iguaçu (Brasil) e Presidente Franco (Paraguai), a obra é considerada um empreendimento estratégico para a logística regional e o fortalecimento das relações no MERCOSUL. Os investimentos dos dois países somam R$ 1,9 bilhão.
Cerca de 400 caminhões sem carga passam diariamente pela Ponte da Amizade, única conexão viária até então existente entre Brasil e Paraguai na Tríplice Fronteira e que foi inaugurada há 60 anos. Com a liberação da nova ponte, o fluxo da Ponte da Amizade passa a ser distribuído gradualmente. A nova ponte integra um conjunto de intervenções que inclui a Perimetral Leste, responsável por conectar a nova travessia às aduanas brasileiras e à BR-277, reorganizando o fluxo de cargas na região da Tríplice Fronteira.
