Silva e Luna afasta diretora-superintendente do Foztrans

Portaria publicada pela administração municipal designa Felipe Rimolo e Maxwell Moraes para responder interinamente pelo Instituto de Transportes e pela Secretaria de Mobilidade.

Aline Maicroviz Martins Duarte é afastada pelo prefeito Silva e Luna. Foto: Assessoria/PMFI

A Prefeitura de Foz do Iguaçu oficializou o afastamento, a pedido, de Aline Maicroviz Martins Duarte dos cargos de diretora-superintendente do Instituto de Transportes e Trânsito (ITTI) e de secretária municipal de Transporte e Mobilidade Urbana.

O afastamento, de acordo com a portaria publicada no Diário Oficial dessa quinta-feira (11), ocorre por motivos particulares e sem remuneração durante o período estabelecido.

Com a mudança, prefeito Silva e Luna designou Felipe Rimolo Cosendey, atual diretor administrativo-financeiro, para exercer cumulativamente e de forma interina a função de diretor-superintendente do Foztrans. Já Maxwell Lucena de Moraes, diretor de Trânsito e Infraestrutura, foi indicado para responder interinamente pela Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana.

Aline ocupava os cargos desde o início da gestão Silva e Luna e vinha recebendo críticas pela atuação desempenhada nas funções e chegou a ser chamada para prestar esclarecimentos na Câmara de Vereadores, mas alegou compromissos agendados na data.

No último dia 13 de novembro, Câmara de Vereadores aprovou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar o Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans). A CPI do Foztrans, criada pelo requerimento nº 742/2025, tem como objetivo apurar eventuais irregularidades e má gestão no órgão municipal de trânsito.

Entre os principais pontos a serem investigados estão a dispensa de licitação de R$ 25 milhões para a contratação da Celepar, responsável pela gestão do sistema de multas; o destino dos recursos arrecadados com autuações, que somaram cerca de 500 por dia no primeiro semestre; a execução do contrato de sinalização viária; o andamento da consultoria contratada para estudos da nova licitação do transporte público; a conservação do Terminal de Transporte Urbano e o processo de credenciamento para recolhimento e leilão de veículos.
Sair da versão mobile