Um incêndio de grandes proporções atingiu um galpão de reciclagem na manhã desta segunda-feira (8), na Avenida Jorge Inácio Franco, no Bairro Porto Belo, mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros. As chamas, segundo relatos, chegavam a até 3 metros de altura. Apesar da chuva no momento da ocorrência, o fogo se espalhou rapidamente devido ao grande volume de materiais combustíveis armazenados no local.
De acordo com o Aspirante Muniz, responsável pela operação, a equipe foi acionada logo no início da manhã. Ao chegar ao endereço, os bombeiros encontraram intensa fumaça e fogo concentrado no interior de uma grande pilha de recicláveis.
“As chamas estavam com 2,5 a 3 metros de altura, concentradas no meio do monte de recicláveis. Entramos com uma linha de combate para diminuir a caloria e usamos também líquido gerador de espuma para aumentar a capacidade de contenção”, explicou Muniz.
Para intensificar o combate, foi utilizado o canhão monitor da viatura, equipamento de alta vazão que ajuda a alcançar pontos mais profundos do incêndio. Parte dos materiais precisou ser removida manualmente para permitir o acesso aos focos internos.
A corporação aguarda o apoio de uma retroescavadeira da prefeitura, fundamental para o trabalho de rescaldo — etapa que impede o surgimento de novos focos e evita a reignição das chamas.
Materiais inflamáveis agravaram a situação
Segundo Muniz, a variedade de objetos dentro do galpão contribuiu para a intensidade das chamas.
“Encontramos metal, geladeiras, tábuas de madeira, além de latas de tinta e thinner, que são extremamente perigosas. Havia materiais diversos espalhados”, relatou o aspirante.
A área onde ficam armazenados estofados não chegou a ser atingida pelo fogo.
Causa do incêndio ainda é desconhecida
As causas do incêndio ainda não foram identificadas. O proprietário do galpão não soube informar o que poderia ter iniciado as chamas, e o Corpo de Bombeiros aguarda novas informações para esclarecer o ocorrido.
