Parque Nacional do Iguaçu celebra o Dia Internacional da Onça-pintada

Evento aberto ao público destaca conservação e importância do maior felino das Américas.

Parque Nacional do Iguaçu promove celebração do Dia Internacional da Onça-Pintada. Foto: Internet.

O Parque Nacional do Iguaçu promove no próximo sábado (29), uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Onça-Pintada. A data, criada pela Portaria MMA nº 8/2018, destaca a importância ecológica, cultural e econômica do maior felino das Américas, reconhecido como Símbolo Brasileiro de Conservação da Biodiversidade.

A região abriga uma das populações mais importantes de onças-pintadas do Sul e Sudeste do país. Após décadas de declínio, o número de indivíduos voltou a crescer devido a ações contínuas de proteção e monitoramento. A presença da espécie no parque é considerada um indicador-chave da saúde da Mata Atlântica.

O Projeto Onças do Iguaçu, iniciativa do ICMBio em parceria com o Parque Nacional do Iguaçu, CENAP e Instituto Pró-Carnívoros, atua há oito anos com pesquisas, educação ambiental e estratégias de redução de conflitos entre humanos e fauna. O objetivo é promover a coexistência entre comunidades locais, o parque e as onças-pintadas.

As atividades do Dia Internacional da Onça-pintada ocorrerão no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, com entrada gratuita. Não é necessário ingresso para participar da programação.

Das 15h às 17h, o público poderá conferir:

-Feirinha com produtores Amigos da Onça

-Batucada com o grupo Amigos da Onça

-Pintura de rosto

-Exposição

-Grafite e outras intervenções artísticas

Às 18h30, será realizada a cerimônia oficial, conduzida pela atriz Cristiana Oliveira, Embaixadora da Onça-Pintada no Brasil e parceira histórica do Projeto Onças do Iguaçu. A programação inclui apresentações sobre a espécie na região, balanço das ações de conservação, anúncio de uma nova campanha e apresentação cultural do Maracatu Alvorada Nova. A realização conta com apoio da Urbia + Cataratas, gestora da visitação no Parque Nacional do Iguaçu, e do Instituto Conhecer para Conservar, reforçando a parceria entre setores público e privado em prol da preservação da espécie.

Sair da versão mobile