Foz do Iguaçu sediou nesta quarta-feira (26) pela manhã a assinatura de importantes termos de cooperação entre o Ministério Público e a Prefeitura, em um evento que reforça a integração entre gestão pública e segurança, com foco na eficiência para a população. O ato faz parte da programação do programa MP em Movimento, que leva temporariamente a atuação da PGJ a diferentes sedes do Estado.
O procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti, destacou a relevância da iniciativa para a gestão pública e a atuação preventiva do Ministério Público.
“Hoje em dia é rigor na gestão do patrimônio público, lisura na gestão desse dinheiro que é do povo, mas que ele faça rodar: contrate professores, garanta segurança, diminua filas no hospital. É para isso que o Ministério Público tem que atuar, para que a solução chegue à população com rapidez e eficiência”, afirmou.
Sobre os termos de cooperação assinados, acrescentou:
“O primeiro deles é uma renovação, mas que estreita mais ainda os laços. Com relação às outras pastas, também teremos interlocução mais próxima para resolver antes, sem que o problema chegue à discussão judicial que às vezes se arrasta anos”.
O Prefeito de Foz do Iguaçu, General Silva e Luna, reforçou a importância do apoio do MP neste momento de inovação na administração municipal.
“Estamos criando atos e procedimentos inovadores, e o apoio do Ministério Público é muito importante. Ele abre canais de comunicação que fortalecem nosso trabalho e nos permitem avançar com segurança jurídica”, afirmou o prefeito.
Já o promotor que lidera o Gaeco em Foz do Iguaçu, Dr. Thiago Lisboa, destacou a importância da integração entre diferentes forças de segurança.
“Trabalhamos dentro do Gaeco com a atuação conjunta como essência. Contamos com policiais militares, civis, penais, da polícia científica e, aqui em Foz, com guardas municipais dentro do nosso núcleo, trabalhando ombro a ombro em prol de um único objetivo: o combate ao crime organizado. É fundamental esse apoio do município, que impacta diretamente na vida das pessoas e da sociedade”, explicou.
O evento também marcou a assinatura de termos de cooperação em outras áreas, incluindo segurança e Fazenda, e reforça a proximidade do Ministério Público com a população e a Prefeitura, promovendo ações preventivas e soluções mais rápidas para questões de interesse público.






















































