Capitania Fluvial do Rio Paraná Celebra 85 Anos com Homenagens a Parceiros

Cerimônia reúne autoridades civis e militares e entrega medalhas ‘Amigo da Marinha’ a personalidades que contribuem com a instituição e a comunidade local

Cerimonia reúniu autoridades civis e militares e entrega medalhas- Foto: Leandro Zanotto

Capitania Fluvial do Rio Paraná comemorou nesta terça-feira (26), em sua quadra poliesportiva, 85 anos de atuação na região. O evento reuniu autoridades civis e militares, além de parceiros da comunidade, em uma cerimônia marcada por homenagens e reconhecimento àqueles que contribuem para a missão da Marinha do Brasil.

O Capitão dos Portos, Capitão de Fragata Anderson Simonin Lauriano da Silva, destacou a importância da parceria com a sociedade;

“Uma medalha é muito pouca para representar o que significa essa parceria, o que significa cada um dos participantes aqui hoje ter dado um pouco do seu tempo no dia a dia à Marinha do Brasil. Esta é uma forma singela e simbólica de expressar nosso agradecimento”, afirmou.

Ele também ressaltou a missão da Capitania em 2025:

“Cuidar do nosso povo é a nossa maior missão, já que o povo é o maior patrimônio de uma nação. E estamos confiantes em continuar essa tarefa em 2026.”

Entre os homenageados, receberam as medalhas “Amigo da Marinha” e “Amigo da Capitania” personalidades que se destacaram na cooperação com a instituição.

Para o presidente da SOAMAR Cataratas, Veraldo Barbiero, a cerimônia representa a união da Marinha com a sociedade:

“É muito gratificante ver a alegria desses amigos recebendo a homenagem. A Marinha faz parte da sociedade, e nós estamos unidos, colaborando com essa missão.”

O Secretário Municipal de Segurança Pública, Paulo Tinoco, também exaltou a integração entre as forças e a comunidade.

“Foz do Iguaçu, como a tríplice fronteira mais importante do país, precisa dessa união a nível municipal, estadual e federal. Este evento mostra que o município está ligado com o Estado e com a Federação, garantindo a soberania e contribuindo com a segurança da cidade.”

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo De Brito,  que foi um dos homeneageados o momento simboliza o reconhecimento do trabalho conjunto entre poderes e forças de segurança.

“Receber a medalha de Amigo da Marinha é uma honra. O Legislativo precisa estar em conexão com órgãos como a Marinha, o Exército, a Polícia Militar e a Guarda Municipal. Essa integração só traz benefícios para nossa população”, afirmou.

A cerimônia reforçou, assim, a missão da Capitania Fluvial do Rio Paraná de proteger vidas e fortalecer a cooperação entre a Marinha, instituições parceiras e a comunidade local. A data histórica também serviu para celebrar a continuidade de um trabalho que já dura oito décadas e projeta novos objetivos para os anos seguintes.

Homenageados com a Medalha Amigo da Marinha:

Homenageados com o Diploma Amigo da Marinha:

Sair da versão mobile