O Sicoob reforçou a sua posição e foi escolhido como a marca cooperativa mais valiosa do Brasil, conquista que reflete o propósito da instituição de promover justiça financeira e atendimento humanizado. Além disso, passou a ocupar o 13.º lugar entre as 50 marcas de maior valor do país.
A posição foi obtida no levantamento Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2025, desenvolvido pelo InfoMoney em parceria com a TM20 Branding. O estudo incluiu pela primeira vez empresas de capital fechado, inserindo o Sicoob entre as principais corporações brasileiras.
A marca Sicoob está avaliada em aproximadamente R$ 10,55 bilhões. Sua solidez institucional e o vínculo de confiança com mais de 9,3 milhões de cooperados, distribuídos em mais de dois mil municípios, sustentam a presença nacional, com 4,6 mil pontos de atendimento em todos os estados.
“Recebemos esse reconhecimento com muita alegria e como parte significativa, já que estamos presentes em dois estados, Paraná e Rio Grande do Sul”, celebra o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Três Fronteiras, Dimas Bragagnolo. “É uma conquista que dividimos com nossos associados, conselheiros, diretores e colaboradores.”
Para o diretor-superintendente do Sicoob Três Fronteiras, Dirceu Tessaro, essa chancela comprova ser possível ser uma grande marca nacional promovendo impacto positivo local. “Não somos bancos. Geramos desenvolvimento nas comunidades sem relegar nosso princípio, que é atendimento feito por pessoas para pessoas.”
Sistema Sicoob
Consolidado como uma das principais instituições financeiras do país, administra mais de R$ 400 bilhões em ativos, reflexo de um modelo cooperativo sólido, eficiente e voltado ao desenvolvimento regional.
Para Cláudio Halley, superintendente de Estratégia e Gestão do Sicoob, o reconhecimento simboliza a força desse modelo. “O valor da marca Sicoob nasce da combinação entre performance e propósito. Entregamos um portfólio competitivo e robusto, mas com uma lógica de relacionamento que coloca o cooperado no centro”, frisa.
“Estar entre as marcas mais valiosas do país mostra que é possível ser relevante no mercado mantendo a essência de uma instituição feita por pessoas e para pessoas”, complementa.
Marca de valor
O valor de marca do Sicoob é resultado da combinação entre desempenho financeiro, relevância institucional e consistência de propósito. Nos últimos anos, o sistema apresentou crescimento expressivo em ativos, base de cooperados e volume de negócios, consolidando-se entre as maiores instituições financeiras do país.
O estudo Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2025, desenvolvido pelo InfoMoney em parceria com a TM20 Branding, segue as diretrizes da norma internacional ISO 10668, que estabelece parâmetros técnicos para avaliação financeira de marcas. A metodologia combina análises econômico-financeiras e pesquisas de mercado que medem percepção, força e contribuição da marca para o negócio. O levantamento avaliou 208 marcas de 26 categorias de todas as regiões do país.
Informações: Assessoria
