Parque das Aves realiza ação especial para destacar importância da jacutinga na Mata Atlântica

Exposição educativa aproxima visitantes da ciência e da conservação de uma espécie ameaçada de extinção.

Parque das Aves promove exposição sobre a jacutinga, símbolo da conservação da Mata Atlântica. Foto: Divulgação assessoria.

O Parque das Aves promove nessa terça-feira (25), das 9h às 16h, uma exposição educativa dedicada ao projeto “Voa, Jacutinga”. A iniciativa, organizada pela área de Educação para Conservação, busca aproximar os visitantes do trabalho realizado para proteger a jacutinga (Aburria jacutinga), ave ameaçada e símbolo da Mata Atlântica.

Durante a ação, o público poderá conhecer de perto as características da jacutinga, seu papel fundamental na dispersão de sementes — motivo pelo qual é chamada de “jardineira da Mata Atlântica” — e a importância da preservação de seu habitat. A exposição, que também envolve colaboradores do Parque, apresenta a relação ecológica essencial entre a ave e a palmeira-juçara, espécie igualmente ameaçada. Segundo a coordenadora de Educação para Conservação, Talita Sartor, a iniciativa une ciência e sensibilização para engajar os visitantes em ações de conservação.

Certificado em 2023 pela Associação Latino-Americana de Parques Zoológicos e Aquários (ALPZA), o projeto “Voa, Jacutinga” integra diferentes estratégias para recuperar a população da espécie em áreas naturais. Criada em recintos que estimulam seus comportamentos típicos, a jacutinga é preparada para futuras reintroduções em ambientes protegidos, realizadas por parceiros. A ave, presente no Brasil, Paraguai e Argentina, está listada como “Em Perigo” na UICN e enfrenta ameaças como perda de habitat, caça e exploração ilegal do palmito-juçara.

A atividade reforça o compromisso do Parque das Aves com a sustentabilidade, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente os ODS 4 e 15. Com 31 anos de atuação, o Parque segue como referência em resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica, sustentado pela visitação, gastronomia e loja de souvenirs que ajudam a manter suas ações ambientais.

Sair da versão mobile