Operação no Paraguai prende quatro suspeitos e desmonta base de apoio do Comando Vermelho

Uma importadora era usada como fachada; operação encontrou compartimentos secretos e munições de guerra.

Munições de grosso calibre enviadas do Paraguai para o Brasil. Fotos: Gentileza/Senad

A Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai) desarticulou, nesta segunda-feira (24), um esquema de envio de armas de guerra e drogas para o Comando Vermelho, no Rio de Janeiro. A ação ocorreu em Lambaré, cidade da região metropolitana de Assunção, onde uma importadora de veículos funcionava como fachada para o grupo criminoso. Três homens foram presos no local.

De acordo com a Senad, a loja era usada para preparar veículos que transportavam armas, munições e drogas para morros controlados pela facção carioca. Entre os detidos estão Víctor Manuel Greco Céspedes, dono da empresa; Gustavo Alejandro González Díaz, conhecido como “Chaco”, operador logístico; o motorista dele, Luis Miguel Duarte Benítez e Gustavo Ariel Ferreira Da Silva, preso em Luque, região metropolitana de Assunção. Ele transportava 6,492 quilos de pasta-base de cocaína.

A investigação aponta que Greco delegava a Gustavo a instalação de compartimentos ocultos nos carros e que o operador viajava com frequência à Bolívia para comprar armas desmontadas, posteriormente levadas ao Paraguai.

A operação apreendeu, preliminarmente, munições calibre .50 expansivas e incendiárias, porções de cocaína e maconha, além de peças de fuzis automáticos e semiautomáticos. Durante a chamada “Operação CV”, os agentes encontraram ainda uma parede falsa no escritório da importadora, onde parte do material ilícito estava escondida.

Sair da versão mobile